blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Trâmites administrativos

Como renovar seu NIE em Barcelona

Homem assinando documento sobre uma mesa de madeira
Escrito por Rodrigo

Mudar-se para Barcelona pode ser uma grande aventura, e caso você esteja pensando em vir trabalhar em alguma empresa ou montar seu negócio, você deverá possuir algumas documentações e, a cada certo tempo, precisará renová-las.

O número de identidade de estrangeiro é um dos documentos que você deverá obter para trabalhar e contribuir como residente legal e, depois de um tempo, terá que renová-lo. Esse documento possui um código único formado por uma letra, sete dígitos e um código de verificação. Serve para identificar a pessoa que o possui como alguém estrangeiro relacionado à Espanha, de maneira econômica, profissional e social.

  • aluguer de apartamentos sazonais em barcelona

 

Para aqueles que querem ficar em uma hospedagem turística ou desejam alugar um apartamento por uma temporada, devem saber que, a fim de obter o NIE, é necessário ter o documento de identidade ou passaporte, duas fotocópias dos documentos anteriores, uma foto, documentos que comprovem suas razões para solicitá-lo e, além disso e como primeiro passo para a obtenção do NIE, deverá pedir uma cita prévia na Oficina de Extranjeros.

Caso você já precise atualizar esse documento, continue lendo este artigo de ShBarcelona, ​​em que explicaremos os detalhes sobre como renovar seu NIE na capital da Catalunha.

Artigo relacionado: Como conseguir emprego e obter seu NIE em Barcelona

Requisitos para renovar o NIE

Como dissemos antes, esse documento deve ser atualizado a cada certo tempo, mas o número de identidade NÃO muda, pois ele é emitido uma única vez. Portanto, para ter a renovação de visto para estrangeiros em vigor, ele deve ser renovado quando expirar. Para isso, é recomendável ter todos os documentos preparados e marcar uma cita com suficiente antecedência.

Assim, para renovar o NIE em Barcelona ou em outras cidades, primeiro você precisará reunir os documentos da NIE que indicamos a seguir:

  • Documento EX15 preenchido, sem esquecer o endereço.
  • Identidade ou passaporte válidos, tanto os originais quanto as fotocópias. Se tiver expirado, você deverá apresentar uma cópia dele e da solicitação de renovação.
  • Uma carta sobre o motivo que justifica a necessidade de renová-lo emitido por alguém com autoridade para isso (um notário, um futuro empregador, um agente de seguros, um gerente de banco etc).
  • Foto 3 x 4 e com fundo branco.
  • Afiliação ou registro na Seguridad Social.
  • Comprovante de pagamento da taxa correspondente.

Os menores de idade devem estar acompanhados pelo pai, mãe ou tutor legal, que também deve apresentar um original e uma cópia do seu documento de identidade.

Vem à Barcelona?

Renovação presencial do NIE

Esse documento é emitido pela Dirección General de la Policía, mas o órgão responsável pela sua concessão é a Administración General del Estado. Pode ser renovado pessoalmente na Sede de Extranjería ou na Oficina de Extranjeros. Para renovar pessoalmente o NIE em Barcelona, ​​você deve ir à sede ou escritório de NIE mais próximo de seu endereço atual.

Homem fazendo anotações diante de um computador

Foto por Pixabay

No caso de Barcelona, ​​os escritórios estabelecidos para tramitar esse documento são a Oficina de Rbla. Guipúscoa – para estrangeiros comunitários – e a Oficina del Passeig de Sant Joan – para estrangeiros não comunitários. Para fazer isso, você terá que fazer um agendamento – marcar a cita – e seguir os passos descritos abaixo:

1. Na seção de províncias disponíveis, selecione a opção «Barcelona».
2. Na opção “Procedimentos disponíveis para a província selecionada”, selecione “Certificados E.U.” e “Aceitar”.
3. Você receberá este aviso: «Na próxima página, mostraremos os documentos necessários». Clique em «Aceitar».
4. Selecione a opção “Passaporte” , insira o número dele, e clique em “Aceitar”.
5. Clique em “Solicitar cita“, e verá o endereço do escritório que te corresponderá.
6. Agora, você pode alterar a data e a hora da cita prévia, caso as oferecidas não sejam ideais.
7. Para finalmente confirmar o agendamento – a cita -, você deverá marcar a caixa “Quero receber um e-mail para receber meus detalhes da minha cita“. Cliquem em “imprimir a confirmação”.

No dia da cita, basta entregar todos os papéis e esperar que a pessoa que te atender os verifique, dê o aval para a solicitação, e diga quanto tempo levará para chegar ao seu e-mail ou endereço físico.

Pessoas apertando as mãos com documentos sobre uma mesa

Foto por Pixabay

É preciso saber que as citas prévias nos escritórios podem ter uma lista de espera de vários meses; nesse caso, você pode tentar ir com toda a documentação preparada diretamente a um Registro Público Oficial sem cita prévia.

O funcionário que atender selará a solicitação e, em pouco tempo, enviará os documentos à Oficina de Extranjería, para que os trâmites sejam feitos. Quando tudo estiver pronto, eles enviarão para você.

Artigo relacionado: Abrir uma conta bancária em Barcelona

Renovação do NIE nos Correios

Assim que você tiver todos os documentos necessários para a obtenção do NIE, você também poderá ir aos Correios para fazer a renovação. Da mesma forma que na Oficina de Extranjería ou no Registro Público Oficial, você deverá ir com toda a documentação preparada, incluindo duas cópias da solicitação EX15, em um envelope não lacrado.

Vem à Barcelona?

Na agência dos Correios, selarão sua solicitação, e você ficará uma cópia dela. Tudo será enviado diretamente para um escritório de NIE. Caso você escolha essa via para a renovação, aconselhamos que faça por correio registrado e com comprovante de postagem, para fins de maior segurança e eficiência.

Possui alguma dúvida sobre como renovar o passaporte espanhol? Envie-nos um comentário.

 

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Comentário

  • Oi. Li o artigo sobre renovação do NIE.
    Estou tentando renovar o meu e fiz os trâmites que comentaste no blog, porém, não deu certo. A pessoa que me atendeu comentou categoricamente que o procedimento é todo telemático. Fiquei em dúvida porque não é um procedimento simples (a menos que vc tenha um certificado digital e autofirma).
    Você saber alguma coisa sobre isso?! Se realmente so estão fazendo on-line ?!
    Até perguntei como pessoas maiores fazem e me responderam: pagam por isso.
    Obrigada.

Deixe um comentário