blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Morar em Barcelona

Como são as reuniões de moradores em Barcelona?

Imagem de pessoas votando em reunião
Escrito por Rodrigo

Muitas pessoas acham que as reuniões de moradores são chatas. Geralmente, esses eventos acontecem durante a semana, no horário em que os moradores chegam do trabalho. A última coisa em que eles querem pensar é uma reunião. Entretanto, todos os proprietários de algum imóvel na respectiva comunidade devem participar.

Todos sabemos que essas reuniões são necessárias, já que é nelas em que são decididas coisas muito importantes para o bem-estar geral no condomínio. Quem mora em um condomínio, seja de casas ou apartamentos, está exposto a diversas vantagens, mas as desvantagens também são evidentes.

Neste artigo de ShBarcelona, ​​falamos um pouco sobre como são as reuniões de moradores em Barcelona.

Artigo relacionado: Como morar no centro de Barcelona sem estresse?

Reunião de moradores: a festa da boa vizinhança?

Imagem de grupo de pessoas em reunião em uma sala

Foto por Visual Hunt

Em uma reunião de moradores, pode acontecer de tudo. Tal como se estivéssemos assistindo ao episódio A Festa da Boa Vizinhança, da série Chaves, o clima de boa comunhão pode, às vezes, ter surpresas, algumas bastante engraçadas.

Morar em comunidade pode não ser fácil, mas nos ensina como lidar com pessoas tão diferentes de nós.

Em Barcelona, apenas os proprietários de algumas residências da vizinhança têm a obrigação de participar dessas reuniões. As pessoas que moram em condição de inquilinas não são obrigadas a participar, e menos ainda de arcar com determinadas despesas decorrentes da reunião dos moradores.

Nessas reuniões, que geralmente acontecem uma vez por ano, são abordados os seguintes temas:

  • nomeação ou substituição de presidente, secretário e administrador;
  • atendimento a reivindicações que os proprietários de apartamentos fizerem;
  • aprovação do plano anual de ganhos e despesas, e apresentação transparente das contas dos anos anteriores;
  • aprovação do orçamento para execução de obras de reparo da propriedade, a fim de resolver alguns problemas;
  • aprovação ou mudanças nos estatutos;
  • regulação do funcionamento e uso das áreas comuns;
  • propostas gerais.

Artigo relacionado: Os melhores bairros de Barcelona para se viver

Às vezes, são convocadas assembleias extraordinárias para a solução de temas mais delicados. Nesse caso, os moradores devem saber que:

Imagem de grupo de pessoas em círculo em uma reunião

Foto por Visual Hunt

  • a convocação das assembleias extraordinárias deve ser comunicada a todos os moradores em tempo hábil, a fim de que todos possam participar;
  • caso um proprietário de alguma residência more fora da comunidade, ele deverá ser informado sobre realização da reunião. Como são informações de seu interesse, é determinado por uma lei que esses proprietários sejam notificados;
  • a convocação de uma assembleia extraordinária pode ser feita de um dia para outro, desde que todos os proprietários possam ser notificados a tempo;
  • caso a realização dessas reuniões não seja adequadamente informada a todos os moradores, existe a possibilidade de punição judicial para os organizadores, já que, sob o ponto de vista legal, os moradores devem estar a par da realização desses eventos.

O que você acha das reuniões de moradores em Barcelona? Deixe-nos suas opiniões!

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Comentário

Deixe um comentário