blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Informações sobre aluguel de apartamentos

10 conselhos para alugar um apartamento em Barcelona

Como achar apartamento para alugar Barcelona
Escrito por Marcel

Você é um inquilino em busca de um novo lar? Neste guia te daremos 10 conselhos para alugar um apartamento em Barcelona. Você acaba de se mudar para estudar ou trabalhar na Cidade Condal ?

Sabemos que o processo de encontrar um local que se adapte aos seus desejos e necessidades pode ser chato, por isso estamos empenhados em mostrar como achar apartamento para alugar em Barcelona. Continue lendo para conhecer todos os truques e conselhos!

Em ShBarcelona somos especialistas em apartamentos de temporada ou prolongado, desta forma, o nosso objetivo é encontrar o match perfeito entre o proprietário e inquilino, queremos forjar uniões a longo prazo.

  • apartamentos para arrendamento em barcelona

 

Coisas para ter em conta ao alugar uma casa

1. Conheça o preço do aluguel por bairros e zonas

Em Barcelona, o preço varia bastante entre um bairro e outro. Se você não é oriundo da cidade, te aconselhamos que faça um estudo prévio. Você pode começar com os sites imobiliários em geral ou contatar agências especializadas em cada distrito.

Tenha na cabeça que, em setembro de 2020, o Parlament de Catalunya aprovou a implementação do índice de referência do preço de aluguel. Esta lei impõe que o preço da renda de um aluguel prolongado não poderá ser superior ao do índice de referência dos preços de aluguel da zona em questão.

Por isso, apenas confie nas agências e sites imobiliários que publiquem o índice de cada imóvel. Se não mostram este preço, estão descumprindo a lei.

Busque o melhor apartamento para alugar em Barcelona

 

2. Verificar o proprietário no Registro de Propriedade

Os inquilinos podem realizar uma consulta rápida e online para verificar se o dono é realmente o proprietário do imóvel. Este trâmite se faz solicitando um documento chamado nota simples.

Se este processo é feito através de uma agência imobiliária, são eles quem realizam a consulta prévia para constatar se podem comercializar dito imóvel.

3. Realizar uma visita ao apartamento

Uma vez que você tenha gostado de um piso, não perca tempo e peça para visita-lo, seja com o caseiro ou com a parte comercial da imobiliária. Assim você poderá conhecer em primeira mão a vivenda.

As fotografias e os vídeos dos apartamentos estão muito bem para se ter uma ideia da vivenda, mas conhecer a casa em pessoa sempre é melhor.

Assinar o contrato, conselhos para alugar um apartamento

Foto de Pexels

4. Quanto tempo dura um contrato de aluguel?

Os contratos de aluguel de apartamentos prolongados têm duração de 5 anos  ou 7 anos no caso do caseiro ser uma pessoa jurídica. Desta forma, o arrendatário deverá permanecer no apartamento por no mínimo 6 meses em contratos prolongados, a não ser que queira sofrer uma penalização.

Por outro lado, os alugueis de temporada têm duração de um ano no máximo, já que estão pensados para aqueles inquilinos que fiquem, como máximo, um ano em Barcelona para estudar ou trabalhar, por exemplo.

Busca apartamento para alguns meses?

5. Se quebrar algo, quem paga?

O caseiro tem a responsabilidade de manter a vivenda num estado digno de habitabilidade. Trocando em miúdos, o proprietário/a assume as reparações da instalação elétrica, obras ou se quebra algum eletrodoméstico por curto circuito. Enquanto o inquilino deve se responsabilizar pelos danos do uso ordinário das coisas.

6. Revisão do estado do imóvel

Quando estiver dentro da casa, outro grande conselho para alugar o apartamento é consultar o estado dos serviços de água, calefação e eletricidade. Funcionam corretamente?

Tem que perguntar por estas instalações, se elas estão regulares ou se têm alguma dívida. É muito importante começar do zero com os gastos do apartamento.

Como achar apartamento para alugar barcelona

Foto de Pexels

7. O imóvel tem inventário? Faça fotografias

Às vezes, os proprietários marcam um inventário por contrato. Em tal documento figuram os móveis e eletrodomésticos que o caseiro deixa para os novos inquilinos. Contudo, não é exagerado fazer uma confirmação com o agente imobiliário presente para que todos os detalhes estejam apontados.

Para ter certeza que quando acabar o contrato não terá imprevistos, outro conselho para alugar um apartamento é fazer fotografias do estado do imóvel, tanto antes como depois de sua passagem pelo apartamento.

Artigo relacionado: É melhor alugar um apartamento mobiliado ou sem móveis? 20 motivos para tomar uma decisão

8. Formalizar o contrato de aluguel do apartamento por escrito

Se tem um conselho que está no nível de “obrigação” é solicitar o contrato por escrito. Este é o documento final onde estão todas as regras para que você viva no apartamento com tranquilidade.

É por isso que aqui entra em jogo o trabalho de um agente imobiliário profissional. Ele se encarrega de mostrar clausula a clausula todas as normas do contrato, incluindo o valor mensal a ser pago em cada mês. Além disso, também se encarrega que o documento cumpra a norma vigente.

9. Pagar a fiança e os depósitos para formalizar o contrato de aluguel

A lei de aluguel urbana impõe que os inquilinos devam pagar a fiança antes de entrarem no apartamento. Além disso, o proprietário pode solicitar dois pagamentos de fiança complementária. O máximo solicitado é equivalente a três mensalidades do aluguel.

A fiança vai parar no organismo autonômico designado. No caso dos apartamentos de Barcelona, os depósitos de fianças do aluguel são feitos no INCASÒL.

Quando acabe o contrato, se o proprietário não devolve a fiança, o inquilino pode recorrer ao organismo público para solicitar de volta. Nosso conselho para alugar o apartamento é que o inquilino se assegure que a fiança chegue à INCASÒL, assim você pode deduzi-la na receita.

É proprietário? Se te interessa ter certeza que receberá o aluguel no final do mês, leia este guia de 10 ações para garantir que você cobrará o aluguel do seu apartamento no final do mês.

Mudança para alugar um apartamento

Foto via Unplushed

10. Assinar o contrato por ambas partes

Quando há o texto escrito e acordado, tanto pelo inquilino como pelo proprietário, o seguinte passo é assinar o contrato. O contrato é assinado pelas duas entidades involucradas, o inquilino/a e o dono/a do imóvel.

E você? Teve algum problema com o seu contrato ou seu caseiro? Conte para gente! Assim o resto dos usuários vai aprender sobre os possíveis problemas com o aluguel e as suas soluções

Encontre o melhor aluguel prolongado em Barcelona

Fontes:

Sobre o autor

Marcel

Deixe um comentário