Às vezes, encontrar apartamentos para alugar que admitem mascotes é uma tarefa difícil, embora custe acreditar. Para muitos de nós, conviver com um mascote é algo normal e agradável. Os especialistas asseguram que contribui com muitos benefícios psicológicos para o ser humano. Além disso, é uma companhia insacíavel e fiel, chegando a formar parte de nosso núcleo familiar.
No entanto, na hora de buscar apartamentos para alugar em Barcelona, nós podemos encontrar alguns problemas, já que nem todos os imóveis aceitam mascotes.
Apesar de que cada vez exista mais flexibilidade da parte dos proprietários, ainda podemos encontrar alguns que preferem não alugar quando temos um amigo peludo com a gente. Por qual razão?
A principal é o medo que o nosso mascote possa romper, danificar ou deteriorar algum móvel ou elemento do apartamento. Isto pode acontecer a todos, sobretudo se os nossos amigos de quatro patas são cachorros brincalhões, nervosos ou passem muitas horas sozinhos.
Ver imóveis para alugar que aceitam mascotes
Alugar apartamentos com mascotes: o que diz a lei?
Antes de mais nada, é importante estar prevenido e conhecer todos os detalhes que nos permitirão encontrar um apartamento para alugar que aceite animais.
Em relação ao aluguel, a Ley de Arrendamientos Urbanos (LAU) é a que o regula. Em suas páginas, não se proíbe ter animais de estimação para apartamento para alugar em Barcelona. Sendo assim, o texto deixa os proprietários e os inquilinos livres para decidirem a questão. Ambas partes poderão pactar todos os detalhes e deverão estar refletidos no contrato de aluguel.
Direitos e obrigações de proprietários e inquilinos
Como em todas as leis, existem alguns direitos e obrigações que devem ser considerados se você está buscando apartamentos que aceitem mascotes. Vejamos o que acontece em cada caso:
Direitos | Obrigações | |
Proprietário | Proibir mascotes no seu apartamento para alugar sempre que se especifique no contrato de aluguel | Especificar no contrato de aluguel que se proíbe mascotes no apartamento para alugar |
Dissolver o contrato de arrendamento se as condições não forem cumpridas | Se não existe uma cláusula específica no contrato, existe a obrigação de respeitar que o inquilino/a viva com os seus mascotes | |
Se o animal pressupõe uma molestia ou dano para o imóvel ou a terceiras pessoas, você tem o direito de pedir ao inquilino/a que deixe o imóvel ou repare as desperfeições | Obrigação de informar ao inquilino de tudo o relativo sobre os mascotes no apartamento de aluguel. | |
Inquilino | Se não existe nenhuma cláusula específica no seu contrato de aluguel, a lei te permite conviver com os seus animais no apartamento | Reparar os danos que o animal cause no apartamento ou a terceiros |
Você pode contratar o seu seguro para que cubra as imperfeições causadas pelo seu mascote ainda que não esteja obrigado | Se as cláusulas de contrato o exige, você deverá contratar um seguro que cubra as imperfeições causadas pelo seu mascote |
📌 Se o seu cachorro está catalogado como PPP (cachorro potencialmente perigoso) existe a obrigação de contratar um seguro de responsabilidade civil por danos a terceiros, segundo o que estabelece a lei 50/1999 |
Artigo relacionado: 8 coisas que você não sabia que o seu seguro residencial cobre
Por outro lado, a Ley de Propriedad Horizontal também considera a comunidade de vizinhos, que não pode proibir, de maneira alguma, a presença de mascotes nos apartamentos para alugar do edifício.
Isto sim, se deverá respeitar os espaços comuns e não realizar atividades que danifiquem, incomodem ou sejam perigosas para o prédio e os vizinhos.
Como dono de um mascote, você deverá cumprir com a normativa legal, ou seja, deixá-lo vacinado e com um chip de identificação corretamento registrado.
Como alugar um apartamento com mascotes?
A opção mais fácil é, diretamente, buscar apartamentos para alugar que aceitem animais. Se a sua ideia é contar com a ajuda de uma agência imobiliária em Barcelona, a tarefa é mais rápida e menos complicada, já que encontrarão um apartamento onde os animais sejam bem-vindos com as suas necessidades sem que precise negociar com o proprietário/a.
Se, ao contrário, você prefere iniciar uma pesquisa de apartamentos para alugar que admitem mascotes em Barcelona por sua própria conta, é conveniente ter em conta os seguintes conselhos:
- Tenha sempre presente o seguro residencial e danos causados pelo mascote. Se o seu proprietário é duro de roer e desconfiado, talvez seja um argumento a seu favor para conseguir que ele aceite o mascote no imóvel.
- Na negociação, diga que, uma vez terminado o contrato de aluguel, você está disposto a contratar uma empresa profissional de limpeza para deixar o apartamento em perfeitas condições. Será, sem dúvida, a cereja do bolo para convencer o dono do apartamento.
- Faça um currículum canino para o peludo! Sim, você leu bem. É uma prática que cada vez se utiliza mais. Nele se deve incluir o nome e a idade, se está esterelizado ou castrado, fotos do animal assim como dados de saúde e vacina. Você pode contar com a referência do seu veterinário/a para que se faça uma descrição profissional do seu mascote.
- Você pode pedir ao seu antigo caseiro/a ou vizinho/a que dê referências sobre a sua relação com o seu mascote. A experiência humana sempre é a melhor cerificação!
No final, a intenção é que o proprietário/a do apartamento resolva as suas perguntas sobre se o seu mascote será ou não uma ameaça para o imóvel e os vizinhos.
Desde ShBarcelona o incentivamos que veja nossos apartamentos para alugar que admitem mascotes em Barcelona. Você encontrará tudo o que temos disponível atualmente. Se você tem qualquer pergunta sobre nossos apartamentos para alugar, não hesite em contatar a gente. Nós o esperamos!
E você? Foi difícil encontrar apartamentos para alugar que admitam mascotes? Deixe a sua experiência nos comentários!