blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Descobrir

Tradições da Catalunha: El Caganer

Escrito por Paula

No fim do século XVII, início do século XVIII uma nova e surpreendente figura veio se juntar aos elementos tradicionais do presépio de Natal: El Caganer.

cagFazendo parte da tradição natalícia de locais como Catalunha, Andorra e Valência, o Caganer se apresenta como uma pequena figura cerâmica de um homem agachado, de calças baixadas, defecando. Este boneco cujo nome significa literalmente “o cagador”, é normalmente colocado em um lugar pouco visível.

Apesar de esta ser uma prática que causa indignação em muitos cristãos, as igrejas dos locais onde esta prática é comum normalmente toleram o uso da figura nos presépios.

Existem várias teorias que tentam explicar a integração do Caganer no presépio. Alguns pensam que a figura é usada como prática humorística, outros usam o boneco como divertimento para as crianças, colocando o Caganer em um lugar escondido no presépio para que as crianças tenham que procurar. A crença mais comum é que o Caganer é uma figura que representa a prosperidade, trazendo sorte para aqueles que o colocam no presépio e azar para aqueles que não o usam.

O Caganer tradicional é um boneco que usa roupas simples e que normalmente aparece fumando um cachimbo e usando um chapéu. Com o passar dos anos e o crescimento da popularidade desta figura, começaram a surgir novos tipos de Caganer, que hoje em dia podem ser encontrados à venda fora da época do Natal. Existem Caganers do presidente dos Estados Unidos Barack Obama, do jogador de futebol Lionel Messi, da Rainha Elizabeth do Reino Unido, da pintora Frida Khalo, Michael Jackson, Angela Merkel, Lady Gaga, Bob Esponja, Hello Kitty e até Chewbacca do filme Guerra nas Estrelas.

6533255951_cacd606c61_zA tradição do Caganer é tão popular que até existe uma conta de Twitter do Caganer, na qual são partilhados novos modelos e opiniões sobre a tradição.

Estranhamente, Catalunha não é o único lugar que possui uma figura defecando como parte da sua tradição. Em Nápoles existe o Cacone ou Pastore che caca; em Múrcia existe o Cagone e até na França existe uma figura com o nome Père la Colique.

Se quiser conhecer algumas destas figuras ou comprá-las online, experimente visitar o site El Racó del Caganer. Também poderá encontrar Caganers em várias lojas de comércio tradicional ou de venda de souvenirs.

Tradições da Catalunha: El Caganer
Avalie este post

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Comentário

Deixe um comentário