Conhecer a Catalunha é mergulhar em um mundo repleto de história, tradições e curiosidades. Sua milenar cultura é um ótimo e infinito campo de estudo para os seus interessados, e uma ótima razão para visitar suas províncias, seus distritos e seus bairros.
Neste artigo, ShBarcelona mostra um pouco mais sobre o mundo catalão por meio de duas danças tradicionais: a sardana e o ball de bastons.
Artigo relacionado: Festas catalãs celebradas em agosto
A sardana
Para dançarem a sardana, as pessoas unem as mãos, com os braços elevados, e vão formando círculos que crescem cada vez mais à medida que mais gente se une à dança.
Qualquer pessoa pode se juntar ao círculo e entrar na dança, mas a tradição dita que quem entra nunca deve separar um casal, sempre formado por um homem e a mulher que se encontra ao seu lado direito. Quando um círculo se torna grande demais, começam a ser formados outros círculos.
Encontre o melhor imóvel de aluguel em Barcelona
A sardana tem data e origem incertos. Os primeiros documentos encontrados que continham o termo sardana datam de 1552. A princípio, dançava-se ao som de apenas uma pessoa que tocava um instrumento.
Hoje, a música sardana é dançada ao som de uma banda com onze músicos e doze instrumentos, que formam a orquesta popular catalã da sardana, chamada cobla.
A sardana é um elemento típico de quase toda festa na Catalunha, fazendo parte, por exemplo, das festas de Sant Joan, em junho, e do festival de La Mercè, em setembro.
Fora das épocas festivas, entretanto, você poderá assisti-la todos os sábados pela tarde, e aos domingos pela manhã, na Pla de la Seu, no Barri Gòtic, distrito de Ciutat Vella.
Artigo relacionado: Dicas de adaptação à cultura catalã
O ball de bastons
Outra dança tipicamente praticada em Barcelona e em toda Catalunha é o ball de bastons. Esta é a dança tradicional mais antiga em todo o território catalão, datando do século XII.
Inicialmente, era uma dança praticada apenas por homens, mas pouco a pouco as mulheres começaram a se juntar ao baile.
Os bastoners formam grupos de 8 a 16 pessoas, cada uma com um bastão em cada mão. Ao som de uma música e dança tipicamente espanhola, os bastoners dão passos e saltos enquanto dão golpes de forma compassada e rítmica com os seus bastões.
Atualmente, há mais de cinquenta grupos de sardana (chamados de colles bastoneres) espalhados pela Catalunha.
Conheça Barcelona a partir dos imóveis de aluguel
Em Barcelona, existem onze colles bastoneres ativas, e em todo dia 24 de setembro, organizam o Matí Bastoner, que faz parte do conjunto de celebrações em homenagem à La Mercè, a padroeira de Barcelona.
O que acha das danças tradicionais da Catalunha?
Mi esposo nasció en Barcelona. Vivi em Brasil desde 1960, ciudad de Itanhaém, Estado de São Paulo.
Gracias por tu comentario, Joan. 🙂