blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Arte e cultura

Danças tradicionais da Catalunha: a sardana e o ball de bastons

Escrito por Paula

Conhecer a Catalunha é mergulhar em um mundo repleto de história, tradições e curiosidades. Sua milenar cultura é um ótimo e infinito campo de estudo para os seus interessados, e uma ótima razão para visitar suas províncias, seus distritos, seus bairros. Neste artigo, ShBarcelona mostra um pouco mais sobre o mundo catalão por meio de duas danças tradicionais: a sardana e o ball de bastons.

Artigo relacionado: Festas catalãs celebradas em agosto

A sardana

Foto por dalbera on Visual Hunt

Para dançarem a sardana, as pessoas unem as mãos, com os braços elevados, e vão formando círculos que crescem cada vez mais à medida que mais gente se une à dança. Qualquer pessoa pode se juntar ao círculo e entrar na dança, mas a tradição dita que quem entra nunca deve separar um casal, sempre formado por um homem e a mulher que se encontra ao seu lado direito. Quando um círculo se torna grande demais, começam a ser formados outros círculos.

A sardana tem data e origem incertos. Os primeiros documentos encontrados que conhtinham o termo sardana datam de 1552. A princípio, dançava-se ao som de apenas uma pessoa que tocava um instrumento. Hoje, a sardana é dançada ao som de uma banda com onze músicos e doze instrumentos, que formam a orquesta popular catalã da sardana, chamada cobla.

A sardana é um elemento típico de quase toda festa na Catalunha, fazendo parte, por exemplo, das festas de Sant Joan, em junho, e do festival de La Mercè, em setembro. Fora das épocas festivas, entretanto, você poderá assisti-la todos os sábados pela tarde, e aos domingos pela manhã, na Pla de la Seu, no Barri Gòtic, distrito de Ciutat Vella.

Artigo relacionado: Dicas de adaptação à cultura catalã

O ball de bastons

Foto por calafellvalo on Visual Hunt

Outra dança tipicamente praticada em Barcelona e em toda Catalunha é o ball de bastons. Esta é a dança tradicional mais antiga em todo o território catalão, datando do século XII. Inicialmente, era uma dança praticada apenas por homens, mas pouco a pouco as mulheres começaram a se juntar ao baile.

Os bastoners formam grupos de 8 a 16 pessoas, cada uma com um bastão em cada mão. Ao som de uma música, os bastoners dão passos e saltos enquanto dão golpes de forma compassada e rítmica com os seus bastões.

Atualmente, há mais de cinquenta grupos de sardana (chamados de colles bastoneres) espalhados pela Catalunha. Em Barcelona, existem onze colles bastoneres ativas, e em todo dia 24 de setembro, organizam o Matí Bastoner, que faz parte do conjunto de celebrações em homenagem à La Mercè, a padroeira de Barcelona.

O que acha das danças tradicionais da Catalunha?

Danças tradicionais da Catalunha: a sardana e o ball de bastons
5 (100%) 1 vote[s]

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário