blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Cultura

Como se expressar e exclamar em catalão

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Há um provérbio que diz o seguinte: “Quando em Roma, faça como os Romanos“. Em outras palavras, uma vez estejamos em um território cuja cultura seja bem distinta à nossa, devemos fazer o possível para nos adaptarmos ao novo ambiente, às tradições locais. Logicamente, há costumes que são radicalmente opostos aos nossos. Entretanto, há outros que exigem um nível de esforço adaptativo bastante menor, como horários de refeições, cumprimentos e celebrações.

Photo via Pixabay

Photo via Pixabay

Adaptar-se a um novo meio cultural tem a ver com dominar dois conceitos básicos da comunicação interpessoal: entender o que nos dizem e fazer-nos compreendidos. Em algumas ocasiões, nos faltam palavras para expressarmos uma determinada emoção, seja uma alegria ou um desgosto. Um bom repertório de expressões idiomáticas e termos coloquais torna-se, portanto, indispensável.

Uma vez esteja ou viva em Barcelona ou em qualquer outra região da Catalunha, saber como se expressar e exclamar em catalão fará uma grande diferença em sua adaptação cultural. Neste artigo, você conhecerá algumas das principais expressões e coloquialismos usados pelos catalães.

Artigo relacionado: Grandes motivos para aprender catalão

Surpreendendo-se em catalão: palavras mais usadas

Existe uma série de termos linguísticos que são usados em situações que nos causam grande surpresa. Confira, a seguir, as expressões / palavras em catalão mais usadas para demonstrarmos surpresa:

Mare meva!

Photo via Pixabay

Photo via Pixabay

Suponhamos que você e seus amigos estejam planejando uma visita ao Park Güell. No dia anterior, as condições meteorológicas são ótimas, com indícios de que o dia de passeio será ensolarado. Entretanto, tudo acontece às avessas: o dia amanhece bastante chuvoso, e ao olhar pela janela e ouvir o som da chuva, você falará Mare meva! Este conjunto de palavras tem um sentido equivalente a “Déu meu!“, que signfica, em português, “Meu Deus!

Ostres!

Imaginemos que você queira saber o resultado da partida entre o FC Barcelona e seu rival local, o Espanyol, no Camp Nou. Para sua surpresa, o noticiário destaca a grande vitória do Espanyol. Sem dúvidas, nenhum torcedor esperava o Barça perdesse a partida. Automaticamente, a primeira palavra que vem à cabeça é “Ostres!“, que pode ser traduzida por “Nossa!“. Existe, também, um termo equivalente a Ostres, que é “Caram!” (Caramba!).

Artigo relacionado: Dicas para aprender catalão em Barcelona

Expressões em catalão para indignação

Há momentos tão injustos e irritantes que, dificilmente, evitamos que nos escape uma palavra / expressão de baixo calão. Logicamente, nem sempre precisamos xingar para mostrarmos nossa revolta. Conheça, agora, duas expressões em catalão para indignação, contrariedade:

No fotis!

Photo via Pixabay

Photo via Pixabay

Esta é uma expressão utilizada, também, em situações de surpresa. Entretanto, é mais comumente usada ao mostrarmos um certo grau de revolta, indignação ou contrariedade em relação a um fato ou a algo que nos dizem. Por exemplo, usaríamos a expressão No fotis se algum amigo nosso nos dissesse que não poderia dar carona para um grande evento musical em Barcelona.

Quina hòstia!

A expressão “Quina hòstia!” pode ser usada em mais de um contexto, como indignação, surpresa e forte descontentamento. Imagine esta cena: você decide sair com seu par romântico para um belo jantar a céu aberto. Porém, sua carteira não corresponde ao tamanho de sua expectativa. Ao abri-la, você se dá conta de que está vazia. ” – Quina hòstia!” – você exclama.

Caso você queira ampliar os seus conhecimentos sobre como se expressar e exclamar em catalão, dê uma olhada nesta lista, que apresenta 50 opções de expressões e exclamações.

Está à procura de um lugar em Barcelona para morar? Conte com a ajuda do ShBarcelona!

Como se expressar e exclamar em catalão
4 (80%) 2 votes

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Rodrigo é escritor, blogueiro e professor de catalão e inglês.

Deixe um comentário