blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

Como se expressar e exclamar em catalão

Escrito por Rodrigo

Há um provérbio que diz o seguinte: “Quando em Roma, faça como os Romanos“. Em outras palavras, uma vez estejamos em um território cuja cultura seja bem distinta à nossa, devemos fazer o possível para nos adaptarmos ao novo ambiente, às tradições locais. Logicamente, há costumes que são radicalmente opostos aos nossos. Entretanto, há outros que exigem um nível de esforço adaptativo bastante menor, como horários de refeições, cumprimentos e celebrações.

Adaptar-se a um novo meio cultural tem a ver com dominar dois conceitos básicos da comunicação interpessoal: entender o que nos dizem e fazer-nos compreendidos. Em algumas ocasiões, nos faltam palavras para expressarmos uma determinada emoção, seja uma alegria ou um desgosto. Um bom repertório de expressões idiomáticas e termos coloquais torna-se, portanto, indispensável.

Uma vez esteja ou viva em Barcelona ou em qualquer outra região da Catalunha, saber como se expressar e exclamar em catalão fará uma grande diferença em sua adaptação cultural. Neste artigo, ShBarcelona apresenta algumas das principais expressões e coloquialismos usados pelos catalães.

  • aluguer de apartamentos em barcelona

 

Artigo relacionado: Grandes motivos para aprender catalão

Surpreendendo-se em catalão: palavras mais usadas

Existe uma série de termos linguísticos que são usados em situações que nos causam grande surpresa. Confira, a seguir, as expressões / palavras em catalão mais usadas para demonstrarmos surpresa:

Pessoa aprendendo a falar catalão

Photo via Pixabay

Mare meva!

Suponhamos que você e seus amigos estejam planejando uma visita ao Park Güell. No dia anterior, as condições meteorológicas são ótimas, com indícios de que o dia de passeio será ensolarado.

Alugue o seu apartamento em Barcelona

Entretanto, tudo acontece às avessas: o dia amanhece bastante chuvoso, e ao olhar pela janela e ouvir o som da chuva, você falará Mare meva! Este conjunto de palavras tem um sentido equivalente a “Déu meu!“, que signfica, em português, “Meu Deus!

Ostres!

Imaginemos que você queira saber o resultado da partida entre o FC Barcelona e seu rival local, o Espanyol, no Camp Nou. Para sua surpresa, o noticiário destaca a grande vitória do Espanyol.

Sem dúvidas, nenhum torcedor esperava o Barça perdesse a partida. Automaticamente, a primeira palavra que vem à cabeça é “Ostres!“, que pode ser traduzida por “Nossa!“. Existe, também, um termo equivalente a Ostres, que é “Caram!” (Caramba!).

Artigo relacionado: Dicas para aprender catalão em Barcelona

Expressões em catalão para indignação

Há momentos tão injustos e irritantes que, dificilmente, evitamos que nos escape uma palavra / expressão de baixo calão. Logicamente, nem sempre precisamos xingar para mostrarmos nossa revolta. Conheça, agora, duas expressões em catalão para indignação, contrariedade:

No fotis!

Esta é uma expressão utilizada, também, em situações de surpresa. Entretanto, é mais comumente usada ao mostrarmos um certo grau de revolta, indignação ou contrariedade em relação a um fato ou a algo que nos dizem. Por exemplo, usaríamos a expressão No fotis se algum amigo nosso nos dissesse que não poderia dar carona para um grande evento musical em Barcelona.

Mulher gesticulando um gesto típico do catalão

Photo via Pixabay

Quina hòstia!

A expressão “Quina hòstia!” pode ser usada em mais de um contexto, como indignação, surpresa e forte descontentamento. Imagine esta cena: você decide sair com seu par romântico para um belo jantar a céu aberto. Porém, sua carteira não corresponde ao tamanho de sua expectativa. Ao abri-la, você se dá conta de que está vazia. ” – Quina hòstia!” – você exclama.

Caso você queira ampliar os seus conhecimentos sobre como se expressar e exclamar em catalão, dê uma olhada nesta lista, que apresenta 50 opções de expressões e exclamações.

Conheça o ShBarcelona

Que outra expressão em catalão você conhece?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário