blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Esporte

FC Barcelona x Real Madrid – parte 1: a maior rivalidade

Escrito por Rodrigo

No mundo esportivo, um clássico é uma partida disputada por duas equipes ou dois atletas rivais. A rivalidade é construída a partir dos êxitos que ambas as equipes conseguem ao longo dos anos. Até certo ponto, a rivalidade é vista como algo benéfico para o esporte. Trata-se de uma grande fonte de motivação para os atletas. Entretanto, rivalizar com uma pessoa ou algum time pode gerar, eventualmente, momentos desagradáveis, como acaloradas discussões e violência física. O futebol é o principal palco dos clássicos, como Porto x Benfica, Boca Juniors x River Plate, e Brasil x Argentina. Nenhum desses, porém, é tão simbólico como o El Clásico. FC Barcelona e Real Madrid são protagonistas de confrontos que, até hoje, ultrapassam os limites dos gramados. Neste artigo de ShBarcelona, começaremos a contar, em três partes, a história da maior rivalidade futebolística entre clubes no mundo.

Artigo relacionado: FC Barcelona x Real Madrid – parte 2: grandes polêmicas

As origens dos gigantes do futebol

Foto por: Atatiwa Flickr via VisualHunt / CC BY-NC-SA

Foto por Visual Hunt

FC Barcelona e Real Madrid somam 175 títulos em torneios oficialmente reconhecidos pela UEFA e pela FIFA, sendo 91 para os catalães, e 84 para os madrilenhos.

Fundado pelo suíço Hans Gamper, no dia 29 de novembro de 1899, o Barcelona sempre manteve uma estreitíssima ligação com o povo da Catalunha. Em 1966, o presidente Narcís de Carreras afirmou, em seu discurso de posse, que o Barça era algo mais que um clube de futebol. Em 1973, Agustí Montal, em sua campanha de reeleição, adotou como slogan a ideia de Carreras: El Barça es quelcom més que un club de futbol (O Barça é algo mais que um clube de futebol). O lema més que un club (mais que um clube) advém do destacado papel social desempenhado pela instituição.

No dia 6 de março de 1902, os irmãos Juan e Carlos Padrós foram os responsáveis pela fundação do Real Madrid. A curiosidade recai sobre a origem dos fundadores: ambos nasceram na Catalunha. Ao longo de sua história, o clube da capital espanhola reuniu alguns dos melhores jogadores de cada época. Alguns dos títulos conquistados pelo clube madridista, porém, têm sua legalidade contestada.

Artigo relacionado: FC Barcelona x Real Madrid – parte 3: protagonistas históricos

Uma história de polêmicas e espetáculos

Foto por: Thundershead via Visualhunt / CC BY-NC-SA

Foto por Visual Hunt

O El Clásico pode ser comparado a um grande e especial álbum de figurinhas. Cheia de imagens polêmicas e espetaculares, ligadas a temas políticos, traição e goleadas, a história do confronto entre culers e merengues é, certamente, digna de muitas análises e debates. Um perfeito roteiro cinematográfico!

No segundo artigo desta trilogia, você conhecerá alguns dos casos mais destacados que ajudaram a alimentar a rivalidade entre Barcelona e Real Madrid. No artigo final, você saberá quem foram e quem são os personagens mais emblemáticos desta guerra futebolística.

O que mais você sabe sobre a rivalidade entre FC Barcelona e Real Madrid?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário