blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Tendência

O rock catalão, um grande sucesso

Escrito por Rodrigo

Poucas coisas no mundo podem ser comparadas à sensação que nos provoca uma boa música, não é mesmo? Ela tem o poder de levantar nossos ânimos,  além de nos inspirar em momentos extremamente desafiadores. Um dos gêneros musicais que mais mexem conosco é o rock. Quando pensamos na palavra rock, logo a associamos a algumas das maiores bandas de todos os tempos, como Iron Maiden, REM, Led Zeppelin e Rolling Stones. Cada uma delas, com seu próprio estilo, encantou e ainda encanta milhões de pessoas ao redor do mundo. Na Catalunha, o estilo de rock predominante é o pop-rock, um estilo que combina elementos do rock com melodias e letras mais suaves. Nas últimas décadas, especialmente nesta presente, os catalães têm desfrutado de grandes composições de grupos tradicionais e bandas de formação recente. O rock catalão tem uma boa história a ser contada, e você saberá um pouco mais sobre ela neste artigo de ShBarcelona.

Artigo relacionado: Expressões artísticas catalãs – parte 2: a música

A evolução do rock catalão

Gerard Quintana, um dos ícones do rock catalão

Foto por Visual Hunt

Há duas formas de conhecermos a linha do tempo do rock catalão. A primeira delas é por meio de 15 datas que marcaram o gênero musical, recopiladas pela revista Enderrock, especializada em rock catalão. A segunda forma é por meio de um pequeno relato bibliográfico.

Entre o final do século XX – principalmente após o período da ditadura franquista – e o início do século XXI, surgiram grupos musicais que começaram a cantar, em catalão, as músicas que faziam sucesso à época. A iniciativa desses grupos foi um grande marco, já que aquelas músicas eram cantadas em outros idiomas. As de maior sucesso tinham origem inglesa. Um grande exemplo de adaptação de grandes canções em inglês para o catalão é Escolta-ho en el vent, composta por Gerard Quintana (ex-membro do grupo de pop-rock Sopa de Cabra) e Jordi Batiste (considerado um dos pais do pop-rock catalão). Produzida no ano 2000, Escolta-ho en el vent é a versão catalã de Blow in the wind, de Bob Dylan, um dos ícones do rock norte-americano.

Nas décadas de 80 e 90, popularizaram-se outros grupos de rock catalão, como Els Pets, Sau, Sopa de Cabra e Lax’n’Busto. Em 14 de junho 1991, no Palau Sant Jordi, o rock catalão foi marcado para sempre pela apresentação de Sau, Els Pets, Sopa de Cabra e Sangtraït. O evento reuniu 22.104 pessoas, um verdadeiro recorde de público. Em junho de 2016, a revista Enderrock lançou a edição de nº250, um especial sobre a evolução do rock catalão, e logicamente, o aniversário de 25 anos do grande evento no Palau de Sant Jordi.

Artigo relacionado: Espetáculos no Palau Sant Jordi

Créditos de imagem: La Fageda via Visual hunt / CC BY-NC-ND

Foto por Visual Hunt

Atualidade do rock catalão

Com o desenvolvimento das tecnologias, conhecer as novas produções do rock catalão se tornou algo muito fácil de ser feito. Alguns dos grupos de pop-rock catalão são Els Catarres, Manel, Blaumut, Txarango, Teràpia de Shock e Vuit. O grupo Vuit, formado por Carlos Martínez, Òscar Villoria e Llorenç Anguera, compôs Tornarem, uma das músicas que fazem parte da trilha sonora da primeira temporada da série de TV Polseres Vermelles.

Qual é sua banda catalã de rock favorita?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Comentário

  • Olá Rodrigo.
    Td bom?
    Na verdade eu fiz uma pesquisa longa e não consegui achar o significado do nome da banda Els Catarres.
    O Google traduziu como catarse, mas não sei como ficaria essa tradução.

Deixe um comentário