blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Tendência

Grandes motivos para aprender catalão

Imagem de grupo de pessoas com bandeiras da Catalunha e lema 'Som escola'
Escrito por Rodrigo

Viver em outro país é uma experiência que comporta uma grande responsabilidade: a nossa adaptação à nova cultura. Quanto mais nos esforçamos para conhecer o modo de vida dos moradores locais, melhor se torna nossa qualidade de vida.

Em terra alheia, é essencial conhecer as trilhas do seu mapa. Barcelona, assim como as demais regiões da Catalunha, tem a língua catalã como uma de suas principais marcas de identidade cultural. Em diversos momentos de sua história, a língua catalã foi duramente atacada, vista como uma verdadeira ameaça à unidade linguística nacional.

Por essa razão, os cidadãos catalães enxergam em seu idioma um símbolo a ser protegido e promovido. Portanto, comunicar-se em catalão significa dar um passo à frente rumo ao coração dos catalães.

Confira, neste artigo de ShBarcelona, alguns grandes motivos para você aprender catalão.

Artigo relacionado: Cursos online de catalão

Ficando por dentro dos eventos e notícias em catalão

Imagem de várias pessoas com bandeiras da Catalunha

Foto por Visual Hunt

Imagine uma viagem para outro planeta. Agora, pense em como seria sua vida ao não entender uma palavra sequer do idioma extraterrestre. Seria uma péssima experiência, não? A incapacidade de compreender as notícias divulgadas em outro idioma nos deixa alheios aos acontecimentos, perdidos, desinformados.

Imagine, agora, a seguinte situação: haverá um grande evento na cidade. Você põe suas melhores roupas, reúne o dinheiro necessário para comprar o ingresso, e se dirige ao destino.

À entrada da bilheteria, há uma série de avisos escritos no idioma que você, infelizmente, ainda não domina. Seria perturbador se você tivesse que deixar de comprar os ingressos, ou se pagasse uma quantia maior por uma falha na decodificação da mensagem, não?

Lembre-se do ditado “Em Roma, aja como os romanos“. Em outras palavras, compreender o idioma dos catalães te dará condições de entender as mensagens dos noticiários, além de abrir portas para que você aproveite melhor os lugares que visita.

Nos museus de Barcelona, por exemplo, existem visitas guiadas em catalão, inglês e espanhol. Entretanto, existem lugares e sites relacionados a pontos turísticos da Catalunha cujas notícias estão disponíveis, apenas, em catalão. Portanto, saber catalão representará metade do seu ingresso.

Artigo relacionado: Dicas para aprender catalão em Barcelona

Catalão na culinária, músicas e literatura

Imagem de dicionários de língua catalã

Foto por Visual Hunt

Se a história da Catalunha pudesse ser dividida em tomos, três deles seriam bem definidos: culinária, músicas e literatura. Em Barcelona, existem incríveis restaurantes especializados em cardápios estritamente catalães.

Imagine, por exemplo, que um menu tenha as seguintes opções: pa amb tomàquet, escudella i carn d’olla e fideus a la cassola. Caso não haja imagem alguma, e essas palavras sejam desconhecidas, você terá certas dificuldades para fazer uma escolha.

Assim como a tradicional culinária catalã, a música e a literatura estão no cotidiano dos catalães. Noções básicas da língua catalã te permitirão, por exemplo, adquirir um bom livro na Diada de Sant Jordi e compreender a mensagem daquelas canções de bela melodia.

A língua catalã é a sua porta de acesso para o mundo cultural dos catalães. Existem, além das aulas presenciais de catalão em Barcelona, opções de aprendizagem online.

Abra-se para a aprendizagem do catalão, e seja parte integrante desse incrível universo cultural!

Quais são seus motivos para aprender catalão?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário