blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Residência em Barcelona

11 dicas para compartilhar apartamento em Barcelona

Uma sala de estar decorada e confortável
Marcel
Escrito por Marcel
Avalie este post

Compartilhar apartamento seja certamente uma das primeiras opções que você pensa se quer independizar-se ou vem morar em Barcelona.

Felizmente é uma das opções mais em moda na ciudad condal. Para muitos jovens e estudantes, se comprometer com o gasto do aluguel é um desafio difícil de assumir. Por isso, compartihar os gastos com os companheiros de apartamento é a melhor ideia para alugar um imóvel em Barcelona.

  • aluguer de apartamentos sazonais em barcelona

Compartilhar apartamento em Barcelona: de 32 dias até 12 meses

Pode ser que você escutado falar do aluguel de temporada em Barcelona. Se trata de uma modalidade que o permite alugar um imóvel até um período máximo de ano.

Procurar imóveis para alugar em Barcelona

Muitos estudantes e jovens que têm o objetivo de viver em Barcelona e planejam compartilhar apartamento escolhem esta opção por suas vantagens: 

  • Os apartamentos estão mobiliados, decorados e equipados com todo o imprenscindível para entrar e se sentir cômodo como em casa.
  • Estão localizados no centro da cidade e se encontram bem comunicados e próximos dos principais serviços.
  • Muito deles estão distribuídos para serem compartilhados, assim que contam com cama de casal, banheiros privados e espaço de sobra para conviver sem conflito.
  • Os contratos são flexíveis e se adaptam às necessidades pessoais de cada inquilino/a.

Apartamento para alugar por temporada em ShBarcelona

Compartilhar apartamento é toda uma experiência que tem coisas boas e coisas que são menos. De qualquer forma, reunimos alguns conselhos que você pode ter em conta para compartilhar um imóvel em Barcelona.

Conselhos para compartilhar apartamento em Barcelona

Muitas pessoas creem que é uma experiência muito divertida, pois além de conhecer pessoas, se aprende a conviver. Você imagina a quantidade de histórias divertidas que podem surgir?

No entanto, é importante considerar alguns aspectos na hora de compartilhar um imóvel para fazer que a experiência seja boa para todos e todas.

1. Escolha bem os seus companheiros/as

O primeiro e mais importante passo. Ainda que seja complicado, e muitas vezes nos deixamos levar por preconceitos, escolher bem os companheiros é o passo prévio que nos economizará ter alguns conflitos no futuro.

Alguns dos aspectos mais relevantes são os hábitos diários, os horários, se estuda ou trabalha, se tem animais de estimação e inclusive quais são os seus gostos. Afinal, vocês deverão compartilhar muitos momentos juntos.

2. Compartilhe tempo e gostos

Para começar uma relação saudável, é muito recomendável, entre companheiros de apartamento, encontrar tempo para se conhecer e fazer planos juntos, tanto dentro como fora de casa. Uma boa ideia é marcar um dia fixo da semana para comer ou jantar juntos/as ou começar a ver uma série de Netflix.

Pessoa sentada no sofá vendo televisão

Foto via Unsplash

3. Respeito os demais

A empatia é algo imprescindível na vida, não só na hora de compartilhar imóvel. Muitas vezes, quando algo nos incomoda, tendemos a pensar os demais o fizeram com esse propósito. E a verdade é que pode haver muitos outros fatores que contribuam a que algo tenha ocorrido de uma maneira concreta.

Tente se por sempre na pele da outra pessoa, faça o que te gostaria que o seu companheiro/a fizesse com você e relaxe. Esta experiência está para ser desfrutada!

4. Essenciais: limpeza e ordem

Se quer ser um bom companheiro de apartamento, você deve limpar e organizar tudo aquilo que for utilizado. É como o mandamento mais importante, pois é um dos elementos que gera mais conflitos.

Uma boa maneira de economizar discussões é atribuir certas normas e tarefas semanais. Desta maneira, você mantém o espaço limpo e ordenado e ainda assegura que todo mundo contribua para isso.

Limpeza apartamento compartilhado

Foto via Unsplash

Artigo relacionado: Como desinfetar a sua casa do Coronavirus em cada espaço

5. Pergunte antes de levar convidados

Sempre é uma alegria que nossos amigos e familiares venham a nos visitar em nosso apartamento. No entanto, pode que a data que tenhamos prevista coincida com a de nossos companheiros/as. Neste sentido, é importante entrar em acordo sobre as visitas e contar com a presencia dos demais.

6. A comunicação é muito importante

É necessário ser transparante e sincero ante qualquer incoveniente que possamos ter enquanto haja o convívio. Se nos comunicamos de forma correta e a tempo, evitaremos muitos conflitos que possam se resolver de uma forma simples.

7. Aproveite a experiência

Claramente há aspectos que devemos cuidar para evitar mal entendidos, mas no geral, compartilhar apartamento em Barcelona é uma experiência incrível se conseguimos fazer que todas as peças se encaixem.

Para muitas pessoas, as boas amizades tem a mesma importância que a família. Às vezes, quando a família está distante, eles se convertem no apoio mais importante que temos.

8. O seu quarto é o seu templo

Ainda que estar na sala rodeado de amigos pode ser muito divertido, é importante destacar o papel que o nosso próprio quarto tem. Afinal, é um dos lugares onde passaremos mais tempo, assim que deve reunir algumas condições importantes: que seja agradável e cálido, que o deixemos pessoal e decoremos ao nosso gosto, que tenhamos espaço suficiente, que nos convide a descansar e desconectar etc.

 

Apartamento para alugar por temporada de ShBarcelona

9. Procure o seu espaço nas zonas comuns

Ainda que compartilhemos quase todas as estâncias da vivenda, você ter um espaço próprio em cada uma delas: um armário ou uma gaveta na cozinha, o espaço no banho para os seus produtos etc.

10. Encontre o melhor método de poupança

Se constuma dizer que compartilhar é viver. Isso é especialmente verdadeiro quando você compartilha um apartamento, pois compartilha muito mais que um espaço.

Um bom método de poupança é compartilhar os gastos para otimizar recursos e fazer que as faturas não subam tanto de preço.

Por exemplo, você pode compartilhar a lavagem de roupa para economizar água e luz, entrar em acordo sobre o momento de ligar o aquecedor e/ou o ar condicionado para manter a temperatura do lar, evitando que cada pessoa ligue o equipamento no seu quarto e, incluindo, fazer uma compra conjunta dos produtos básicos que todos utilizam, como papel higiênico, água engarrafada, produtos de limpeza etc.

12. Segurança em casa

Por último, é preciso fazer um destaque especial sobre a segurança do apartamento. Muitos dos imóveis para alugar em Barcelona contam com alarme de segurança e porta blindada. Contudo, é possível que você viva em algum apartamento que não conte com ele.

Ter certeza de que as portas, terraças e varandas estão bem fechadas evitará mais de um desgosto. Também fechar bem as torneiras para que não gotejem e apagar todas as luzes e o aquecedor.

Porta de um apartamento compartilhado em Barcelona

Foto via Unsplash

Agora é com você! Encontre o seu apartamento para compartilhar em Barcelona e aproveite dessa experiência.

Você já compartilhou apartamento alguma vez? Tem mais conselhos úteis? Queremos conhecê-los! Escreva nos comentários

Sobre o autor

Marcel

Marcel

Deixe um comentário