blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Gastronomia

O pão com tomate, tradição da culinária catalã

Escrito por Rodrigo

Barcelona é o lugar para todo amante das artes: a bela arquitetura do modernismo catalão, a literatura de Miquel Martí i Pol, o futebol do FC Barcelona e a música. A capital catalã é, também, o lugar para os amantes da tradicional e respeitada gastronomia do Mediterrâneo. Neste artigo, ShBarcelona conta um pouco sobre o pão com tomate, tradição da culinária catalã.

aluguer de apartamentos sazonais em barcelona

Artigo relacionado: Alta gastronomia e chefs premiados em Barcelona

Quer conhecer Barcelona? Entre!

Origens do pão com tomate

Possivelmente, uma das maiores invenções catalãs, de acordo com seu povo, seja o pa amb tomàquet (pão com tomate). Mais que uma simples receita, costume ou técnica culinária, o pa amb tomàquet é uma das principais marcas de identidade catalã.

Pão com tomate é uma das principais iguarias da cidade

Foto de Jen SFO-BCN via VIsual Hunt

Os ingredientes fundamentais na preparação desta receita têm como base o pa amb oli (pão com azeite), tradicional na cozinha do Mediterrâneo, uma das heranças dos gregos. A primeira referência escrita sobre esta receita data do ano 1884. Era costume, nas casas mais rústicas, untar e amolecer o pão ressecado de dois dias com tomate.

Ao final deste processo, punha-se uma grande quantidade de azeite. Essa tradição tão cotidiana tinha como objetivo aproveitar os produtos de milhares de formas, a fim de que o desperdício fosse evitado o máximo possível.

Quer saber como preparar esta deliciosa receita? Então confira os seguintes passos e ingredientes.

Artigo relacionado: Pratos típicos da cozinha catalã

O passo a passo

1º) O pão escolhido pode ser de todos os tipos, mas se você quiser “beber da fonte de origem”, então escolha o pa de pagès, que é o pão rústico utilizado, tradicionalmente, no preparo do pa amb tomàquet;

2º) O sal deve ser espalhado por toda a superfície do pão. A quantidade distribuída varia de acordo com o gosto pessoal;

3º) Após a distribuição do sal por toda a camada da fatia do pão, esfregue uma rodela de tomate (de preferência, o tomàquet de penjar, com menor acidez e sem a água da polpa) sobre a camada de sal espalhada no pão;

4º) Por último, espalhe o azeite de oliva extravirgem. A quantidade de azeite e os alimentos que acompanharão o pa amb tomàquet ficam ao seu critério.

O pão com tomate pode ser preparado e consumido de várias formas

Foto de marcoverch via VIsual Hunt

Uma simples e saborosa receita, não? Você pode desfrutá-la em qualquer lugar, seja em casa, no apartamento ou num restaurante. Como nota de curiosidade: o Bar Nou, em Barcelona, foi o primeiro restaurante especializado em pão com tomate. Lá, o pa amb tomàquet era muito mais que um simples acompanhamento, mas sim uma parte dos pratos principais.

Dê um sabor a mais à sua temporada em Barcelona. Se alguém te perguntar sobre o que Barcelona tem a oferecer, jamais deixe de mencionar o pa amb tomàquet. Um bom dia de passeio começa e termina com uma boa refeição.

Conhece algum restaurante onde se possa comer um bom pão com tomate?

Vive em Barcelona? Conheça ShBarcelona

 

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Comentário

  • Boa pão com tomate tem um gosto melhor se primeiro pão torrado grelhado, ou seja, deixar um pouco de loiro para ser mais tão crocante e saboroso.
    Un bon pa amb tomàquet resulta millor si hem torrat el pa a la brasa, és dir d’deixar-lo una mica ros perque així queda més cruixent i saborós.
    Un buen pan con tomate sabe mejor si primero hemos tostado el pan a la brasa, es decir dejarlo un poco rubio para asi quedar más crujiente y sabroso.

    Uma saudação

Deixe um comentário