blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Mercado imobiliário

Existem pechinchas imobiliárias?

Muitos apartamentos oferecem espaços perfeitos para serem reformados
Marcel
Escrito por Marcel
Avalie este post

Uma pechincha é algo considerado bom, quer dizer, aquilo que se consegue com pouco esforço e dinheiro. No entanto, se levamos esta expressão ao mercado de habitações, até que ponto resulta justo? Realmente existem penchichas imobiliárias ou se trata de uma estratégia de marketing?

Nós falamos sobre isso no artigo de hoje no ShBarcelona.

Artigo relacionado: Aplicativos que te ajudarão a economizar

Existem as penchichas imobiliárias? Descubra tudo o que está por delas

No passado, algumas pessoas vendiam os seus imóveis por necessidade. As propriedades perdiam valor e, com o dinheiro, cancelavam a dívida com o banco. Do outro lado, a pessoa que comprava o fazia como investimento, esperando o momento justo depois do estouro da bolha imobiliária.

Agora as coisas mudaram bastante. Os proprietários não têm essa urgência de vender as suas propriedades e os compradores vão com tudo para evitar uma subida de preços. Com este novo cenário, o certo é que o proprietário tem a última palavra.

É importante que cada comprador entenda o que significa uma pechincha e não confunda com um imóvel barato. Uma pechincha imobiliária faz referência a uma habitação cujo preço seja inferior ao resto dos imóveis numa zona.

A pechincha pode ajudar a economizar ao comprar um apartamento

Foto de Free-Photos via Pixabay

Bom, acontece que, quando nos encontramos com uma habitação em Barcelona muito mais barata que o resto, devemos nos perguntar sobre a antiguidade, o bairro onde se encontra e o estado de conservação. Uma vez analisado todos estes elementos já podemos falar de pechincha ou casa barata.

Os analistas recomendam que o comprador deva analisar as razões das quais um imóvel se encontra a um preço tão baixo. É que pode suceder que a habitação esteja numa zona pouco desejável ou que necessite de uma reforma ampla. 

Artigo relacionado: Os aluguéis em Barcelona ficarão mais baratos?

Quando uma pessoa está procurando uma casa numa zona concreta e encontra uma propriedade muito barata, que pode reformar sem nenhum problema para viver ou alugar, então, sim, terá obtido uma pechincha imobiliária.

As pechinchas imobiliárias sempre existiram, embora a etapa com maior auge aconteceu durante 2011, 2012 e 2013. Deste modo, nós encontramos habitações construídas recentemente que procediam de promoções inacabadas por culpa da crise imobiliária.

Isto deu lugar a casas muito mais baratas, que anos atrás que estavam bem situadas e com 100% de financiamento.

A oferta de apartamentos novos já foi o maior objeto de desejo

Foto de Skitterphoto via Pixabay

Depois de 2013, as penchichas imobiliárias começaram a desaparecer e, atualmente, é muito difícil encontrar preços abaixo do mercado. Pode ser que hoje seja mais conveniente utilizar a expressão “oportunidade” que “pechincha”.

Assim, resulta ser mais conveniente buscar em outras capitais, como Alicante, Granada, Sevilla, Valencia, Castellón ou Zaragoza. É aqui onde ainda podemos encontrar habitações a um bom preço, o que não significa que sejam pechinchas. Em relação a promoções de obras novas, em Barcelona elas voltaram, mas os preços estão voltando a subir com força.

Estamos diante de uma etapa de recuperação e as grandes pechinchas deixaram de existir. Os preços de propriedades de segunda mão estão mais ajustados que no passado, mas com relação às habitações novas, os critérios de eficiência energética e qualidades são outros, o que tende a encarecer o valor final da oferta.

O que mais você sabe sobre as pechinchas imobiliárias?

Sobre o autor

Marcel

Marcel

Deixe um comentário