blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Visite

Lugares secretos de Collserola: pântano de Can Borrell

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Bem perto de Barcelona, é possível perder-se em meio a diversas árvores e arbustos. Collserola é o pulmão verde da capital catalã, com diversos caminhos que nos permitem conhecer um dos parques naturais mais surpreendentes. Azinheiras, pinheiros, salgueiros, freixos, álamos, entre outras árvores, são testemunhas silenciosas deste espaço natural que nos dá uma perspectiva bastante diferente da que temos na cidade. Mudar o chão de cimento por trilhas sinuosas, que nos levarão a lugares cheios de encanto, pode ser um dos planos mais interessantes para um fim de semana ou feriado. Neste artigo, ShBarcelona conta um pouco sobre o pântano de Can Borrell, um dos lugares secretos de Collserola.

Artigo relacionado: Em contato com a natureza no Parc de Collserola

O pântano

Foto por Visual Hunt

O pântano de Can Borrell é uma região que pode ser acessada a partir de diferentes pontos da vertente de Barcelona, ou de outras regiões vizinhas, como Sant Cugat del Vallés. Ao passar por pradarias, trilhas e bosques, chegamos a essa atípica zona aquática, próximo a outro pântano da serra de Collserola, o de Vallvidrera. O pântano é uma camada de água estagnada de pouca profundidade, e conta com uma incrível biodiversidade em seu ecossistema. Lá, encontramos lírios d’água, algas, anfíbios como a rã-verde, alguns mamíferos e aves que por lá ficam até migrarem no inverno.

Os pântanos da serra são espaços protegidos para que a biodiversidade existente se consolide e prospere, com árvores na ribanceira que criam grandes extensões de sombra, e com bordas de fácil acesso para os animais que coabitam as regiões aquáticas e terrestres. Além disso, existe um controle contra espécies invasoras que possam causar danos ao ecossistema, e também contra más práticas por parte dos visitantes. É importante lembrar que esses pântanos não são aptos para o banho; são áreas que devem ser admiradas e curtidas, respeitando-se a fauna e a flora locais.

Artigo relacionado: Conheça a Costa del Maresme

O que fazer no pântano

Foto por Visual Hunt

Visitar o pântano de Can Borrell é uma atividade que reúne natureza, esporte e gastronomia. O passeio em família tem como ponto de partida a masía de Can Borrell, onde chega-se de carro – e onde ficará o veículo – pela rodovia Cerdanyola BV-1415. A trilha é muito bem sinalizada, e o tempo para percorrê-la é, em média, de 25 minutos. É recomendado levar roupas e calçados bem confortáveis. No retorno do piquenique no pântano, você pode experimentar as delícias do restaurante da masía de Can Borrell, especialista em culinária catalã.

Já percorreu esta trilha? O que achou do pântano?

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário