blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Visite

Os monumentos mais famosos de Passeig de Gràcia

Escrito por Rodrigo

Três palavras resumem o que representa a Passeig de Gràcia: modernidade, beleza e história. Seu centro comercial é bastante movimentado e próspero, e sua tradição é mantida pela presença de elementos físicos que fazem jus à era de ouro da arquitetura cata. Neste artigo, ShBarcelona apresenta os monumentos mais famosos de Passeig de Gràcia, mostrando alguns detalhes de sua história, e fornecendo as informações mais relevantes para os futuros visitantes.

Artigo relacionado: Conheça a Passeig de Gràcia

A Casa Batlló, o monumento mais famoso

A Casa Batlló foi residência de uma família até os anos 50

Foto por Visual Hunt

A Passeig de Gràcia é um dos melhores lugares de Barcelona para os amantes das grandes criações arquitetônicas. Logicamente, uma das vias catalãs mais conhecidas tem, como não poderia ser diferente, uma parte do legado do arquiteto Antoni Gaudí. Um dos monumentos mais famosos ligados ao gênio catalão é a Casa Batlló. A história do edifício começa no século XIX, mais precisamente em 1877, com o arquiteto Emili Sala i Cortés. Em 1903, Josep Batlló i Casanovas, um homem de negócios, fez a aquisição do recinto. Naquele mesmo ano, solicitou que Antoni Gaudí se responsabilizasse pela reforma do edifício, que pertenceu à família Batlló até os anos 50.

O trabalho feito por Gaudí foi mais do que um reflexo de uma época de riqueza artística; foi, também, o complemento perfeito para uma Passeig de Gràcia que, assim como Barcelona, vivia uma era dourada, a do Modernisme català. O desenho da Casa Batlló ilustra, à perfeição, uma época de efervescente criatividade. Tanto sua fachada quanto seu interior representam um impacto visual e, arquitetonicamente, conceitual.

A Casa Batlló está situada na Passeig de Gràcia, 43. Para consultar as informações sobre os horários, dias e preços da visitação, clique aqui.

Artigo relacionado: A Barcelona de Gaudí

A imponência toma conta da Passeig de Gràcia

A Casa Milà, além de ser um dos monumentos mais famosos de Passeig de Gràcia, é um importante centro cultural

Foto por Visual Hunt

Mais uma das marcas de Antoni Gaudí foi deixada na Passeig de Gràcia. Trata-se da Casa Milà, também conhecida como La Pedrera. Esse monumento foi construído entre os anos de 1906 e 1912, e foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1984.

De todas as quatro obras de Gaudí que podem ser vistas na Passeig de Gràcia, a Casa Milà é a que melhor representa o auge do movimento modernista catalão. Dos pontos de vista funcional e estético, a Casa Milà marcou um antes e um depois tanto na história da arquitetura catalã como no próprio currículo criativo de Gaudí.

Atualmente, a Casa Milà é um imponente centro cultural, onde são organizadas exposições artísticas de grande prestígio, além de ser um espaço onde o conhecimento, por meio de debates de cunho histórico-social, é divulgado.

A Casa Milà está situada na Passeig de Gràcia, 92. Para consultar as informações sobre dias, horários e preços das visitas, confira este endereço.

Já visitou algum desses monumentos?

 

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário