blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Cozinha catalã e espanhola

Onde comer os melhores calçots em Barcelona

Rodrigo
Escrito por Rodrigo
Onde comer os melhores calçots em Barcelona
5 (100%) 1 vote[s]

Os calçots são um dos produtos mais conhecidos da gastronomia catalã. Trata-se de uma cebola macia assada na lenha e degustada com um molho típico, e é um exemplo de que simplicidade pode combinar muito bem com requinte. O ato de comer calçots requer certa habilidade, e tem um ritual um tanto rudimentar que o faz ser divertido. A comida tradicional catalã não deixa ninguém indiferente, especialmente as pessoas que visitam a Catalunha pela primeira vez. Caso você seja uma delas, certamente sabe do que estamos falando. Neste artigo de ShBarcelona, você saberá onde comer os melhores calçots na capital catalã.

Artigo relacionado: Pratos típicos da cozinha catalã

Experimente os melhores calçots de Barcelona

Foto por Visual Hunt

Os calçots nada mais são do que cebolas bem macias típicas da província de Tarragona, mais precisamente do município de Valls. A degustação desse que é um dos pratos mais conhecidos da cozinha catalã requer um determinado ritual para evitar problemas com o molho que acompanha a verdura. Os calçots são assados na brasa e são tradicionalmente servidos em uma telha. Na hora de comê-los, é preciso utilizar um babador e luvas, para evitar que o molho suje a roupa, e que as cinzas da brasa no calçot sujem as mãos. O molho romesco, o acompanhante típico dos calçots, é composto por tomate, pão, amêndoa, alho, avelãs, pimentões vermelhos secos, alecrim, azeite de oliva, vinagre, sal e pimenta. O calçot é descascado eliminando-se a capa mais superficial, e é posto em um recipiente com o molho romesco, pegando-o pela ponta, e molhando a parte mais bulbosa da cebola. Em seguida, basta colocar na boca essa parte bulbosa mergulhada no molho, e pronto. Geralmente, o menu de calçots inclui carne na brasa, como a botifarra, o cordeiro ou o frango, sendo os calçots o primeiro plato, e a carne o segundo.

Artigo relacionado: Expressões artísticas catalãs – parte 1: a culinária

Foto por Visual Hunt

Em Barcelona, há muitos restaurantes onde são servidos calçots de temporada, geralmente desde meados de inverno até o fim da estação, embora também seja possível encontrá-los no início da primavera, dependendo do tempo. O primeiro restaurante que ShBarcelona recomenda é Nogal, uma casa de comidas, como os próprios donos denominam o local, localizado na Carrer de la Diputació, 412. Oferece menus de temporada com calçots e carne na brasa como segundo prato, seguindo a tradição. Nossa segunda sugestão é Can Vador, um restaurante que serve comidas tipicamente catalãs, entre elas, como não poderia faltar, excelentes calçots na brasa com molho romesco. Está situado em dois lugares: na Carrer de la Diputació, 367, na Carrer de Déu i Mata, 69-95. Para acabar, recomendamos o Piras Brasería, um restaurante de cozinha mediterrânea que mescla gastronomia catalã, italiana e carne na brasa da melhor qualidade. Está localizado na Vila de Gràcia, na Carrer del Montseny, 10. É importante lembrar que nem sempre você poderá comer calçots, pois são produtos da época, e isso significa que, fora dela, não encontrará esse prato nos restaurantes.

Sabe onde mais comer calçots em Barcelona?

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário