blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Festas tradicionais

4 coisas para você saber sobre o Natal na Catalunha em 2019

Imagem do Tió de Nadal - Caga Tió
Escrito por Rodrigo

O Natal é uma das datas mais importantes de todos os lugares com tradição católica. Embora muitos costumes sejam compartilhados por todas essas regiões, cada uma delas tem suas  peculiaridades.

Na Catalunha, a comemoração natalina é mais simples e alegre, menos consumista que em outros países mais apegados à religião. Neste artigo de ShBarcelona, ​​temos 4 coisas para você saber sobre o Natal na Catalunha em 2021.

  • aluguer de apartamentos em barcelona

 

Artigo relacionado: Prepare sua casa para o Natal

Tradições catalãs no Natal

Caganer

O caganer é uma pequena escultura típica do Natal catalão que é posta no presépio. Ele é tradicionalmente representado por um pastor, com uma barretina vermelha, agachado e defecando. Ele dá o toque de graça à representação do nascimento de Jesus.

Imagem de caganers do FC Barcelona

Foto por Visual Hunt

Acredita-se que a origem dessa tradição date do final do século XVII e início do século XVIII, inserida em um contexto do Barroco marcado pelo realismo exagerado.

O caganer também era representado em outros lugares, como nos azulejos daquela época, em que as imagens representavam pequenas histórias do cotidiano. O personagem também tinha presença no presépio dos Pirineus catalães e aragoneses do final do século XVII, tendo seu auge de representatividade no século XIX.

Quer alugar o seu imóvel? Contate-nos!

Conforme já mencionado, o caganer representa um pastor com peças típicas do vestuário catalão, como a faixa e a barretina. A popularidade dos caganers cresceu a partir do momento que passaram a representar atores, políticos, celebridades e atletas.

Você pode encontrar os caganers em diferentes bairros de Barcelona e da Catalunha, ​​como no Bairro Gótico, especialmente na Fira de Santa Llúcia.

Representação de Els Pastorets

Els Pastorets é o nome de uma apresentação teatral que data do século XVI. Geralmente, é dividido em três atos: uma breve história sobre José e Maria, a luta entre anjos e demônios e uma pequena história humorística sobre pastores.

No início do século XXI, a representação dos Pastorets passou a ser muito comum nos territórios catalães. A origem desse tipo de apresentação são os dramas religiosos medievais. O Officium pastorum (Representação de pastores) é a origem das celebrações antigas durante a noite de Natal nas igrejas, mais especificamente na Missa do Galo.

Artigo relacionado: Comidas típicas catalãs para celebrar o Natal

L´Home dels Nassos

L’Home dels Nassos (O Homem dos Narizes) é um personagem mitológico cuja tradição é mantida na Catalunha, e nas regiões espanholas de Aragón, La Rioja, Navarra, Álava e Burgos.

Imagem do Home dels Nassos

Foto por Visual Hunt

Segundo a lenda, esse homem tem tantos narizes quanto o número dias que faltam para o fim do ano, e a cada dia que passa, ele perde um nariz. Ele só pode ser visto no fim do ano, em 31 de dezembro, com apenas um nariz.

Caga Tió

É uma tradição mais voltada para as crianças, que adoram! É celebrada na véspera de Natal, em que as crianças dão golpes em um tronco, chamado tió (tronco, em catalão), enquanto cantam a tradicional canção Caga Tió.

Com as batidas, o Tió “defeca” os presentes. Inicialmente, os presentes eram bem simples e pequenos, como doces e bolas de Natal. Com o passar do tempo, os presentes começaram a ser maiores, um pouco mais “interessantes”.

Veja o que a ShBarcelona tem para oferecer

E você? Já celebrou um típico Natal na Catalunha?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário