blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

Halloween e Castanyada, semelhanças e diferenças

Escrito por Rodrigo

No dia 1º de novembro, a Catalunha e diversas outras partes do mundo celebram ao menos uma destas tradições bastante populares, a Castanyada e o Halloween, que possuem características em comum e muitas diferenças entre si. Este artigo de ShBarcelona tem por objetivo apresentar o que aproxima e o que distancia essas celebrações uma da outra. O tema em comum entre as duas tradições festivas é a morte, o ponto final da vida tratado de diferentes maneiras ao redor do mundo.

Artigo relacionado: A tradição da Castanyada

Semelhanças entre o Halloween e a Castanyada

Foto por Visual Hunt

Conforme comentado no início deste artigo, o elo temático entre as duas festividades é a morte. Tanto a Castanyada quanto o Halloween possuem uma maneira bem peculiar de celebrar uma data que homenageia aqueles que não estão entre nós. Tradicionalmente, a Castanyada é um ritual de origem funerária que tem como alimentos típicos castanhas, batatas-doces, frutas cristalizadas e doces especialmente preparados para a ocasião, cujos ingredientes básicos são o açúcar, a amêndoa, a batata e a batata-doce. A alta concentração calórica desses alimentos era uma das defesas contra o frio em pleno outono. Por outro lado, a celebração do Halloween tem raízes pagãs, e está ligada ao Dia de Todos-os-Santos que, por sua vez, se relaciona com a Castanyada. A festa é marcada pela presença de elementos escuros do mundo funerário, embora seja celebrada de maneira bem lúdica, e com um alto teor de humor negro. Habitualmente, no Halloween, as pessoas usam fantasias de personagens tenebrosos, e passem o dia assistindo a filmes de terror. Bem como nos Estados Unidos, aproveitam a data para bater de porta em porta à procura de doces.

Artigo relacionado: Dicas de adaptação à cultura catalã

Diferenças entre o Halloween e a Castanyada

Foto por Visual Hunt

A origem da Castanyada está na comida funerária do século XVIII que, logicamente, era servida em memória dos falecidos. Além das castanhas, das batatas-doces e das frutas cristalizadas, eram servidos legumes e panellets. Atualmente, essa celebração é marcada pelas reuniões em família, que degustam castanhas com batata-doce assada e, como sobremesa, os panellets. É comum o adiantamento da Castanyada para a noite de 31 de outubro. O dia seguinte é caracterizado pela visita dos familiares aos cemitérios. O Halloween, por sua vez, é conhecido por ser uma festa baseada em duas tradições: a do Dia de Todos-os-Santos, celebração cristã em memória de todas as almas que ascenderam ao céu, e a do Samhain, de origem pagã, e considerado o ano novo celta. Apesar de estar fortemente relacionada com a morte, essa festa possui diversos elementos e atividades de diversão.

De qual das duas celebrações você gosta mais?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário