blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Festas tradicionais

A tradição da Castanyada

Escrito por Rodrigo

Cada país tem o seu jeito de celebrar sua identidade. Entretanto, existem eventos comemorativos comuns a muitas regiões pelo mundo. Um deles é o Halloween, celebrado no dia 31 de outubro. Os elementos dessa tradição são bem conhecidos: fantasias referentes a seres aterrorizantes, doces, abóboras…

Na Catalunha, o costume é outro. Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, os catalães mostram ao mundo um jeito único e alternativo de comemorar o Dia de Todos os Santos. Neste artigo de ShBarcelona, você conhecerá detalhes da tradição da Castanyada. Caso tenha outras curiosidades sobre este evento tão importante na cultura catalã, envie-nos um comentário.

Artigo relacionado: Dicas de adaptação à cultura catalã

Origens da Castanyada

A Castanyada é uma das tradições mais importantes da cultura catalã

Foto por Visual Hunt

O nome Castanyada, logicamente, tem a ver com castanya (castanha). O costume de comer castanhas no Dia de Todos os Santos não tem uma origem precisa. O que existe são teorias. Uma delas, a mais aceita e difundida, diz que a tradição começou graças aos campaners (sineiros). Para que as pessoas se lembrassem de orar pelas pessoas que haviam partido, os sinos das igrejas eram badalados de maneira ininterrupta. O esforço empregado para mover os sinos era enorme, e para sanar o desgaste físico, os sineiros se alimentavam de frutos da época (outono) durante o descanso. O fruto mais abundante no período era a castanha. E como acompanhante na refeição, bebia-se vinho.

Como são preparadas as castanhas?

Desde o final do século XVIII, o costume de comer castanyes durante esses dias religiosos tem sido uma marca registrada na cultura catalã. Atualmente, existem três diferentes maneiras de preparar as castanhas.

A maneira tradicional requer que tenhamos uma paella castanyera, um tipo de frigideira cheia de furos para a torração das castanhas ao fogo. Na segunda maneira, ao forno, levamos as castanhas dentro de uma panela ao forno (à temperatura de 180°C – cozimento durante 30 minutos). No terceiro modo, as castanhas são preparadas em um forno de micro-ondas.

Artigo relacionado: Quatro curiosidades catalãs

Outros elementos da Castanyada

Assim como as castanhas, os panellets de pinhões são típicos da Castanyada

Foto por Visual Hunt

Apesar de o nome estar ligado às castanhas, existem outros elementos que enriquecem a Castanyada:

Panellets

Os panellets são deliciosos doces, de origem árabe, típicos da Castanyada. A origem dos panellets também é incerta. De acordo com uma teoria, esses doces teriam ligação com alimentos da refeição que era feita antigamente, em alguns povoados da Catalunya Vella, após a morte de algum membro da família. Segundo outra teoria, os panellets seriam uma evolução dos pães que eram depositados sobre as tumbas, ofertados aos falecidos. Existem panellets de vários tipos: com pinhões, amêndoas, de café, de coco e de chocolate.

Moniatos

Um moniato é equivalente à nossa batata doce. Pode ser servido cozido ou frito, acompanhado de outros pratos salgados.

Parades de castanyes i moniatos

São as tendas onde podemos comprar as castanhas e moniatos. Anualmente, a prefeitura de Barcelona elabora uma lista dessas parades, a fim de que as pessoas saibam em que endereços podem comprar os alimentos. Confira a lista deste ano.

Moscatell

O moscatell, uma variedade vinho doce, é a bebida típica da Castanyada.

O que acha da tradição da Castanyada?

 

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário