Cada país tem o seu jeito de celebrar sua identidade. Entretanto, existem eventos comemorativos comuns a muitas regiões pelo mundo. Um deles é o Halloween, celebrado no dia 31 de outubro. Os elementos dessa tradição são bem conhecidos: fantasias referentes a seres aterrorizantes, doces, abóboras…
Na Catalunha, o costume é outro. Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, os catalães mostram ao mundo um jeito único e alternativo de comemorar o Dia de Todos os Santos. Neste artigo de ShBarcelona, você conhecerá detalhes da tradição da Castanyada. Caso tenha outras curiosidades sobre este evento tão importante na cultura catalã, envie-nos um comentário.
Artigo relacionado: Dicas de adaptação à cultura catalã
Origens da Castanyada
O nome Castanyada, logicamente, tem a ver com castanya (castanha). O costume de comer castanhas no Dia de Todos os Santos não tem uma origem precisa. O que existe são teorias. Uma delas, a mais aceita e difundida, diz que a tradição começou graças aos campaners (sineiros). Para que as pessoas se lembrassem de orar pelas pessoas que haviam partido, os sinos das igrejas eram badalados de maneira ininterrupta. O esforço empregado para mover os sinos era enorme, e para sanar o desgaste físico, os sineiros se alimentavam de frutos da época (outono) durante o descanso. O fruto mais abundante no período era a castanha. E como acompanhante na refeição, bebia-se vinho.
Como são preparadas as castanhas?
Desde o final do século XVIII, o costume de comer castanyes durante esses dias religiosos tem sido uma marca registrada na cultura catalã. Atualmente, existem três diferentes maneiras de preparar as castanhas.
A maneira tradicional requer que tenhamos uma paella castanyera, um tipo de frigideira cheia de furos para a torração das castanhas ao fogo. Na segunda maneira, ao forno, levamos as castanhas dentro de uma panela ao forno (à temperatura de 180°C – cozimento durante 30 minutos). No terceiro modo, as castanhas são preparadas em um forno de micro-ondas.
Artigo relacionado: Quatro curiosidades catalãs
Outros elementos da Castanyada
Apesar de o nome estar ligado às castanhas, existem outros elementos que enriquecem a Castanyada:
Panellets
Os panellets são deliciosos doces, de origem árabe, típicos da Castanyada. A origem dos panellets também é incerta. De acordo com uma teoria, esses doces teriam ligação com alimentos da refeição que era feita antigamente, em alguns povoados da Catalunya Vella, após a morte de algum membro da família. Segundo outra teoria, os panellets seriam uma evolução dos pães que eram depositados sobre as tumbas, ofertados aos falecidos. Existem panellets de vários tipos: com pinhões, amêndoas, de café, de coco e de chocolate.
Moniatos
Um moniato é equivalente à nossa batata doce. Pode ser servido cozido ou frito, acompanhado de outros pratos salgados.
Parades de castanyes i moniatos
São as tendas onde podemos comprar as castanhas e moniatos. Anualmente, a prefeitura de Barcelona elabora uma lista dessas parades, a fim de que as pessoas saibam em que endereços podem comprar os alimentos. Confira a lista deste ano.
Moscatell
O moscatell, uma variedade vinho doce, é a bebida típica da Castanyada.
O que acha da tradição da Castanyada?