blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Os conselhos dos nossos colaboradores

Como lidar com o dinheiro em janeiro

Escrito por Rodrigo

Chega o fim de ano, e com o mês de dezembro chegam as grandes despesas. Festas de confraternização, amigo oculto, refeições em família, presentes de Natal para amigos e parentes, celebrações para fechar o ano e aquelas promoções imperdíveis. Então, quando voltamos à normalidade e olhamos a conta bancária, percebemos o quão difícil pode ser o mês de janeiro para o nosso bolso. Neste artigo, ShBarcelona apresenta algumas dicas sobre como lidar com o dinheiro em janeiro.

Artigo relacionado: Aplicativos que te ajudarão a economizar

Planejamento, prioridades e responsabilidade

Foto por Pixabay

A primeira coisa que você deve fazer é uma lista das despesas fixas e das entradas de dinheiro previstas para os próximos meses. Parar para pensar e enumerar exatamente os gastos mensais são práticas que todos deveríamos ter. Isso nos permitirá ver que há despesas que podemos evitar, e que se diminuirmos os excessos, poderemos investir em coisas que realmente valham a pena. Calcule seu orçamento e atenha-se a ele, dando prioridade ao que é estritamente necessário. Administrar responsavelmente as saídas de dinheiro durante as festas de fim de ano nos ajudará a passar o mês de janeiro sem apertos financeiros. Isso não significa que tenhamos que deixar a carteira fechada durante a época festiva. Com o orçamento sobre controle, é perfeitamente possível aproveitar as celebrações com nossa família, amigos, dar presentes e participar de atividades incríveis.

Artigo relacionado: Como economizar nas compras de Natal em Barcelona

Foto por Pixabay

Logo após os dias marcados pelas compras e entregas de presentes, chegam as promoções. Se você se deixar levar pela febre consumista, poderá comprar mais do que necessita. Comparar preços em diferentes lugares é uma garantia de comprar com mais responsabilidade e, consequentemente, por menos dinheiro. É preciso, também, ter bastante cuidado com aquelas pechinchas: não compre se realmente não precisar, e lembre-se que, às vezes, o que é barato pode custar muito caro. Calcular o orçamento não é uma das tarefas mais fáceis, requer tempo e muita paciência. Existem pequenas coisas que você pode fazer para reduzir a faixa vermelha do cálculo, como usar menos o carro e dar preferência ao transporte público ou à caminhada, se possível. Na hora do almoço no trabalho, você pode economizar usando aqueles recipientes de plástico para conservação e preparo de alimentos. Dessa forma, você gastará menos dinheiro com idas ao restaurante, e poderá comer alimentos mais saudáveis.

Conhece outros jeitos de economizar dinheiro?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário