blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Costumes e tradições catalãs

Curiosidades sobre Barcelona

Escrito por Rodrigo

Barcelona é uma das cidades mais visitadas do sul da Europa, o que não é surpresa alguma. A Ciudad Condal é preciosa, cosmopolita, e oferece numerosas oportunidades para aproveitá-la. Além disso, está situada às margens do Mediterrâneo, o que garante o bom tempo durante todo o ano. Barcelona encanta os amantes da cultura, da arte e da história, mas também os que buscam sol, praia e diversão. A Sagrada Família, o Parc Güell, a Catedral, o Museu Picasso e Les Rambles são pontos de visita obrigatória, mas Barcelona tem muito mais. Neste artigo de ShBarcelona, apresentamos algumas curiosidades sobre a capital catalã, a fim de que você conheça além do que é exibido nos guias turísticos.

Artigo relacionado: Quatro curiosidades catalãs

Pequenas histórias de Barcelona

Foto por Visual Hunt

Passear pelo Bairro Gótico e mergulhar na história da cidade é mais que recomendável. Suas ruas estreitas têm um ambiente especial. Propomos que você visite a Plaça de Sant Felip Neri. Nas fachadas que circundam a praça, você poderá observar as cicatrizes de uma época obscura para a cidade. Os buracos nas paredes são consequências das balas e estilhaços da época franquista. Como homenagem às pessoas que perderam a vida nesse local, as marcas foram mantidas, apesar das restaurações feitas na região. Bem no centro do bairro está a famosa avenida Portal de l’Àngel. É uma das vias comerciais mais importantes da cidade. Antigamente, era um dos portais de entrada de Barcelona, e acima desse portal foi colocado a estátua de um anjo. Atualmente, o anjo está na fachada de um dos primeiros edifícios da avenida. Quando você passar pela Portal de l’Àngel novamente, e vir o anjo, se lembrará de sua história.

Artigo relacionado: Curiosidades sobre a origem do nome Barcelona

Foto por Visual Hunt

Quem não conhece Les Rambles? Todos sabem que é uma das regiões mais visitadas da cidade, mas você sabia que, diante dos portais dos números 22 e 24 dessa via, havia uns buracos no chão? Por incrível que possa parecer, eles foram o resultado da constante batida dos saltos dos sapatos das prostitutas, em pleno mármore, durante os anos cinquenta. As pensões situadas nos números 22 e 24 de Les Rambles eram conhecidas como Residências de Maria, e as prostitutas da cidade costumavam passar várias horas nos portais, esperando a chegada de clientes. Hoje, as marcas não estão situadas no mesmo local, pois foram levadas para o Restaurante Amaya, em Les Rambles. A última curiosidade que apresentamos vem da época da Guerra Civil, quando foram construídos refúgios antiaéreos para que a população se protegesse dos bombardeios. Um dos refúgios que ainda podem ser visitadom é o 307. Está situado em Poble Sec, e foi construído a partir do trabalho dos moradores do bairro. Tinha 3 entradas, túneis de 400 metros, e contava com uma enfermaria, lavabos, e um tipo de sala de jogos para as crianças. Trata-se de um ícone entre os refúgios construídos na cidade e, por sua história, deve ser visitado.

Conhece outra curiosidade sobre Barcelona?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário