blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

As Festas de Santa Eulália

As Festas de Santa Eulália
Escrito por Rodrigo

Barcelona tem uma padroeira e, logicamente, são celebradas festas em homenagem à ela. As Festas de Santa Eulália, também conhecida como Laia, são anualmente comemoradas no dia 12 de fevereiro. Neste artigo de ShBarcelona, contaremos um pouco sobre as atividades realizadas nas Festas de Santa Eulàlia, que são muitas. Se você quiser desfrutar de toda a cultura e mundo folclórico da Ciudad Condal, não pode deixar de participar dessas atividades promovidas pela Prefeitura de Barcelona em homenagem à padroeira da cidade.

Artigo relacionado: A Catedral de Santa Eulàlia

Santa Eulália, a padroeira de Barcelona

Foto por Visual Hunt

As Festas de Santa Eulália na capital catalã são bastante recentes. São conhecidos alguns eventos populares, bailes e jogos que datam do século XVIII, mas nem sempre eram organizados. Até os anos oitenta do século XX, essas celebrações eram limitadas aos atos litúrgicos da Igreja Católica e aos atos institucionais da Prefeitura de Barcelona. Em 1983, graças à iniciativa das colles de gegants del Pi e La Plaça Nova, ambas pertencentes ao distrito de Ciutat Vella, e à Maria Aurèlia Capmany, representante municipal da área ligada à cultura, passou-se a organizar uma festa anual dedicada à Santa Eulália. As apresentações culturais, lideradas pelas famosas colles de gegants i capgrossos e pelos personagens tradicionais do imaginário de Barcelona, são as grandes protagonistas da festa que, com o passar dos anos, incluiu mais amostras da cultura popular e atividades. O fundo histórico, que é a razão de existir dessa festa, é bem marcante. De acordo com os relatos, durante o século IV, na época da liderança do imperador romano Diocleciano, ordenou-se que todos os cristãos do império fossem perseguidos. Por esse motivo, muitos cristãos fugiram, mas Eulália, uma menina de treze anos que vivia em uma masia em Sarrià, se rebelou contra a perseguição, e assumiu sua fé diante de todos. Eulália foi presa e torturada, e foi considerada um símbolo de valor e justiça para os barceloneses.

Artigo relacionado: Feriados em Barcelona

As Festas de Santa Eulália - castells

Foto por Visual Hunt

Existe uma série de atos importantes nas Festas de Santa Eulália. O primeiro deles é a exposição da Bandeira de Santa Eulália, que é um dos principais símbolos históricos de Barcelona. Ela é exposta na fachada da Prefeitura de Barcelona, em um ato solene que tem como música de fundo Els Segadors, o hino da Catalunha. A partir desse momento, a Prefeitura inaugura uma sessão de livre acesso para todas as pessoas que queiram visitar o edifício. Neste dia 12 de fevereiro, a cerimônia começará às 09h45. Posteriormente, inicia-se um desfile protagonizado pelo chamado séquito de Santa Eulália, formado pelos gegants i capgrossos, dragões e anões, que acompanham a destaque da festa, a gigante Laia. O desfile acontece nas ruas do bairro Gòtic. E como não poderia ser diferente, haverá apresentações das tradicionais colles castelleres, os grupos de castelos humanos da Catalunha. Os castells são erguidos na Plaça Nova e na Plaça de Sant Jaume. As celebrações também contam com as sardanas e os correfocs, que são os desfiles de diables com fogos de artifício.

Já participou das Festas de Santa Eulália? O que achou?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário