blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Costumes e tradições catalãs

A ‘festa major’ de Sant Pere, Santa Caterina i La Ribera

Escrito por Rodrigo

As festes majors que acontecem nos bairros catalães são ideais para estarmos em contato com as tradições e costumes locais. Nesses eventos, conhecemos a maneira como os moradores se divertem, sua identidade cultural, e as diversas atividades organizadas nessas festas, como apresentações musicais e refeições populares. Em Barcelona, todos os bairros têm suas próprias festes majors. Uma delas é a festa major de Sant Pere, Santa Caterina i La Ribera, destaque deste artigo de ShBarcelona.

Artigo relacionado: A grande festa do bairro da Sagrada Família

Conheça a festa do bairro de La Ribera

Foto por Visual Hunt

Sant Pere, Santa Caterina i La Ribera formam uma zona pertencente ao distrito de Ciutat Vella, e são bastante diferentes entre si. O bairro de Sant Pere se caracteriza por ser familiar. Santa Caterina, por sua vez, tem o mercado homônimo como principal eixo. Por último, La Ribera se tornou uma região mais comercial e cosmopolita. O encanto dessa área de Barcelona está em suas ruas estreitas, que ainda conservam sua estrutura medieval e, de certa forma, caótica. Algumas dessas ruas têm referências a ofícios artesanais típicos da Idade Média, como o de chapeleiro e o de espelheiro. No século XIX, se transformou em um bairro obreiro, repleto de fábricas, e com condições de vida que deixavam muito a desejar. Posteriormente, durante os anos sessenta, foram tomadas algumas medidas para restaurar as velhas residências e as condições gerais do bairro. Muitas casas da região, por exemplo, não dispunham de banheiro. As condições de higiene eram, portanto, muito precárias. Atualmente, apesar das mudanças, os apartamentos da área, em geral, são pequenos e escuros, devido à estreiteza das vias e ao tipo de residências que costumava-se construir.

Artigo relacionado: As festas populares do Raval

Foto por Visual Hunt

Como no resto dos bairros da Ciutat Vella, a colla de gegants tem presença garantida nesta festa major. Os Gegants de Santa Maria del Mar existem desde 1582, e continuam sendo os grandes protagonistas do evento. Eles são tão relevantes que existe uma atividade na igreja local dedicada a eles, a Ballada de Gegants Històrics. Associações como Colles Sardanistes Laietans, Colla de Diables e Esbart l’Espiga d’Or também fomentam uma cultura popular catalã que não existia na região: correfocs, gegants i capgrossos, dragões… todo o folclore que faz parte de uma identidade cultural única. O espaço típico de celebração é o parque de Pou de la Figuera. Nesse local, são realizadas atividades como apresentação de filmes ao ar livre, espetáculos circenses e outros eventos ligados à festa major do bairro. Além desse parque, o Hortet del Forat e o Casal de Barri Pou de la Figuera também são espaços de celebrações desse evento festivo local.

O que acha da festa major de Sant Pere, Santa Caterina i La Ribera?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário