blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Lazer e cultura

As festas populares do Raval

Escrito por Rodrigo

O Raval é um dos bairros mais populares de Barcelona. Ainda que atualmente esteja passando por problemas ligados ocupação, sempre foi um dos bairros mais atraentes para os turistas, dada sua proximidade com as praias e o centro, onde estão os monumentos e locais mais visitados de Barcelona. O Raval é um dos bairros mais antigos da cidade, tendo sido o primeiro a se expandir para além dos muros de Barcino. Marcado por sua antiguidade, o bairro possui em suas tradições uma forte identidade cultural, vista, por exemplo, em suas festes majors, festas que acontecem nos diversos bairros da capital catalã, cada uma com características únicas. Neste artigo, ShBarcelona conta um pouco sobre as festas populares do Raval, que ocorrem neste mês de julho.

Artigo relacionado: Pontos essenciais do Raval

O Raval e suas festas populares

Foto por Visual Hunt

O Raval é um bairro multicultural e multiétnico, e isso é resultado da chegada de um grande número de imigrantes que escolheram este bairro do distrito de Ciutat Vella para morar. Essa mistura de culturas é a essência das festes majors, ricas em diversão e em propostas culturais e gastronômicas. O interesse que essas festas despertam é grande, e reúne, ao mesmo tempo, turistas e moradores que têm o mesmo objetivo: compartilhar momentos de muito entretenimento.

Foto por Visual Hunt

As festas do Raval são organizadas pela Associació de Veïns del Carme, uma associação de vizinhos responsável pela organização de diversos tipos de atividade, como oficinas, refeições populares e apresentações musicais. Também é organizada uma feira de artesãos e comerciantes, que aproveitam o evento para apresentarem seus produtos. Em 2019, as festas populares do Raval acontecem de 11 a 14 de julho, e é no fim de semana quando acontece a maior parte das atividades. A celebração presta homenagem à Mare de Déu del Carme, padroeira da principal paróquia do bairro. Como em todo ano, haverá dança e desfile de personagens conhecidos como Gigantes e Cabeçudos, a diada bastonera, a diada castellera – apresentações dos melhores grupos de castellers (torres humanas) de toda a  Catalunha -, apresentações de música e corridas populares. No final do evento, haverá espetáculos pirotécnicos e desfile com tambores.

Artigo relacionado: Os melhores lugares para tapas no Raval

Essas são as festas populares do Raval, um pedaço da riqueza cultural catalã que te fará conhecer as tradições e diversões do povo de Barcelona. Trata-se de uma maravilhosa oportunidade de conhecer ainda mais os costumes locais. Aproveite, e divirta-se em um dos bairros mais populares da cidade.

Já participou das festas populares do Raval? O que achou?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário