blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Mercado imobiliário

O que são cooperativas habitacionais?

Aperto de mão simbolizando o sucesso de uma parceria
Escrito por Marcel

Após a crise imobiliária e a lenta recuperação consequente, houve um aumento nas residências cooperativas em nosso país. No artigo de hoje em ShBarcelona, explicaremos o que é uma cooperativa habitacional e quais são as suas vantagens e desvantagens. Talvez se juntar à uma dela seja do seu interesse.

Artigo relacionado: Como adquirir a sua própria casa em Barcelona em 2020

O que é uma cooperativa habitacional e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Imagem de cooperativa habitacional

Foto de ArtisticOperations via Pixabay

Uma cooperativa habitacional é uma organização sem fins lucrativos baseado num grupo de pessoas, onde este grupo se une para compartilhar as necessidades de viver em um imóvel. A ideia subjacente é poder acessar o mercado de imóveis de habitações qualificadas por um preço reduzido ou, pelo menos, menos custoso que outras residências construídas recentemente.

A cooperativa habitacional desenvolve uma propriedade por iniciativa própria, que mais tarde pode ser concedida aos membros que fazem parte da cooperação. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos e os membros da cooperativa atuam como desenvolvedores e benefíciarios.

Os membros da cooperativa participam de cada passo e decisão importantes que devem ser tomados. As cooperativas são, em essência, uma comunidade democrática com um alto nível de participação. Sendo assim, um elemento importante de uma cooperativa é chegar ao consenso entre o grupo, sem que o capital jogue  o papel de liderança.

As cooperativas habitacionais estão regularizadas por lei na comunidade autônoma em que se encontram. Como resultado, cada cooperativa tem o seu próprio estatuto sobre os procedimentos operacionais, estrutura e organismo (assembléia geral, autoria e conselho governamental).

Artigo relacionado: O que são casas-parasitas?

Imagem de uma habitação e uma cadeira de madeira

Foto de Shyshkina via Pixabay

Você gostaria de saber quais são as vantagens de uma cooperativa habitacional? Continue lendo para saber se vale a pena ou não ser membro:

  • Como regra geral, o preço final do imóvel é de 20 a 30% menor que os preços normais do mercado. Devido ao fato de que os membros são desenvolvedores e proprietários, não existe uma empresa privada de construção que necessite ser financiada.
  • Os custos da compra (por exemplo, taxas de cartório e registro) são mais baixos se comparados às compras de residências habituais.
  • Existe um sistema impositivo vantajoso, as cooperativas estão isentas do IVA sobre a compra de terras e o imposto de selo.
  • O desenvolvimento do imóvel é feito com um nível bastante alto de personalização em termos de design e materiais de construção. O resultado tende a ser de maior qualidade.
  • Se um membro da cooperativa não quer proceder com a compra do imóvel, é muito fácil retirar e recuperar o dinheiro investido, sempre que a retirada seja justificável. Sem uma boa razão, poderia perder até 5% do investimento.
  • Tanto o processo de construção como o de compra são complementamente transparentes.

Agora algumas desvantagens das cooperativas habitacionais:

  • O preço de um propriedade não é definitivo. Não sucede com frequência, mas é possível que o preço inicial suba um pouco. A margem costuma rodar a 2%
  • Todos os que desejam ser membros de uma cooperativa habitacional devem pagar uma quantidade significativa ao ingressar. Isto é de 20 a 30% do preço final da imóvel.
  • Poderia ser vítima de farsa e perder o dinheiro e o lar. Antes de assinar, verifique que a cooperativa em questão esteja registrada no Registro de Cooperativas da Comunidade Autônoma.
  • O membro da cooperativa habitacional pode decidir abandonar a cooperativa e recuperar o dinheiro, mas perderá as contribuições que foram utilizadas para pagar os gastos da cooperativa.

Você tem mais informações interessantes sobre cooperativas habitacionais?

Sobre o autor

Marcel

Deixe um comentário