Após a crise imobiliária e a lenta recuperação consequente, houve um aumento nas residências cooperativas em nosso país. No artigo de hoje em ShBarcelona, explicaremos o que é uma cooperativa habitacional e quais são as suas vantagens e desvantagens. Talvez se juntar à uma dela seja do seu interesse.
Artigo relacionado: Como adquirir a sua própria casa em Barcelona em 2020
O que é uma cooperativa habitacional e quais são as suas vantagens e desvantagens?
Uma cooperativa habitacional é uma organização sem fins lucrativos baseado num grupo de pessoas, onde este grupo se une para compartilhar as necessidades de viver em um imóvel. A ideia subjacente é poder acessar o mercado de imóveis de habitações qualificadas por um preço reduzido ou, pelo menos, menos custoso que outras residências construídas recentemente.
A cooperativa habitacional desenvolve uma propriedade por iniciativa própria, que mais tarde pode ser concedida aos membros que fazem parte da cooperação. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos e os membros da cooperativa atuam como desenvolvedores e benefíciarios.
Os membros da cooperativa participam de cada passo e decisão importantes que devem ser tomados. As cooperativas são, em essência, uma comunidade democrática com um alto nível de participação. Sendo assim, um elemento importante de uma cooperativa é chegar ao consenso entre o grupo, sem que o capital jogue o papel de liderança.
As cooperativas habitacionais estão regularizadas por lei na comunidade autônoma em que se encontram. Como resultado, cada cooperativa tem o seu próprio estatuto sobre os procedimentos operacionais, estrutura e organismo (assembléia geral, autoria e conselho governamental).
Artigo relacionado: O que são casas-parasitas?
Você gostaria de saber quais são as vantagens de uma cooperativa habitacional? Continue lendo para saber se vale a pena ou não ser membro:
- Como regra geral, o preço final do imóvel é de 20 a 30% menor que os preços normais do mercado. Devido ao fato de que os membros são desenvolvedores e proprietários, não existe uma empresa privada de construção que necessite ser financiada.
- Os custos da compra (por exemplo, taxas de cartório e registro) são mais baixos se comparados às compras de residências habituais.
- Existe um sistema impositivo vantajoso, as cooperativas estão isentas do IVA sobre a compra de terras e o imposto de selo.
- O desenvolvimento do imóvel é feito com um nível bastante alto de personalização em termos de design e materiais de construção. O resultado tende a ser de maior qualidade.
- Se um membro da cooperativa não quer proceder com a compra do imóvel, é muito fácil retirar e recuperar o dinheiro investido, sempre que a retirada seja justificável. Sem uma boa razão, poderia perder até 5% do investimento.
- Tanto o processo de construção como o de compra são complementamente transparentes.
Agora algumas desvantagens das cooperativas habitacionais:
- O preço de um propriedade não é definitivo. Não sucede com frequência, mas é possível que o preço inicial suba um pouco. A margem costuma rodar a 2%
- Todos os que desejam ser membros de uma cooperativa habitacional devem pagar uma quantidade significativa ao ingressar. Isto é de 20 a 30% do preço final da imóvel.
- Poderia ser vítima de farsa e perder o dinheiro e o lar. Antes de assinar, verifique que a cooperativa em questão esteja registrada no Registro de Cooperativas da Comunidade Autônoma.
- O membro da cooperativa habitacional pode decidir abandonar a cooperativa e recuperar o dinheiro, mas perderá as contribuições que foram utilizadas para pagar os gastos da cooperativa.
Você tem mais informações interessantes sobre cooperativas habitacionais?