blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Costumes e tradições catalãs

A Festa de Sant Medir

Escrito por Rodrigo

A Festa de Sant Medir é um dos eventos tradicionais mais populares em vários bairros de Barcelona. Sua origem é antiga, e sua celebração é uma das mais esperadas pelas crianças. A principal característica dessa popular festa catalã é a chuva de doces que cai pelas ruas dos bairros centrais da capital catalã. Neste artigo, ShBarcelona conta um pouco mais sobre a doce Festa de Sant Medir na Ciudad Condal.

Artigo relacionado: Atividades para crianças em Poblenou

Conheça as tradições da Festa de Sant Medir

Foto por Visual Hunt

A Festa de Sant Medir é celebrada no dia 3 de março em bairros como Gràcia, Sarrià e La Bordeta. Foi justamente em Gràcia onde surgiu essa festa, oriunda de uma promessa feita, em 1828 por um padeiro chamado Josep Vidal i Granés, que tinha uma padaria na rua Gran de Gràcia. A promessa consistia em ir, anualmente, à capela de Sant Medir caso se livrasse de um problema de saúde. Aquele foi o primeiro ano em que realizou sua promessa, e nos anos posteriores, um número cada vez mais crescente de pessoas se juntou à peregrinação. Nas primeiras romarias, o senhor Vidal i Granés, a fim de homenagear o santo, lançava grãos de feijão fava para o público, mas com o passar dos anos, os grãos foram sendo substituídos pelos doces. Por isso, a Festa de Sant Medir é considerada a mais doce de Barcelona.

Artigo relacionado: Carnaval em Barcelona 2019

Foto por Visual Hunt

Vila de Gràcia é, sem sombra de dúvida, um dos bairros onde a Festa de Sant Medir é mais celebrada. As toneladas de doces são o selo de identidade do evento, e são atiradas por pessoas a cavalo, em caminhões e em carros alegóricos. No dia 3 de março, são organizados dois desfiles. O primeiro deles acontece de manhã, quando diversos grupos (chamados de colles) passeiam pelo bairro jogando doces, e é iniciada uma romaria que tem a capela Sant Medir como destino, na Serra de Collserola. Na volta, os mesmos grupos lideram um grande desfile pelas principais ruas do bairro, e lançam mais doces para o público, que se prepara para recebê-los com bolsas, guarda-chuvas, e qualquer outro objeto que possa armazenar a maior quantidade possível de doces. No domingo posterior ao 3 de março, no bairro de La Bordeta, é organizada outra romaria, mas somente no período da manhã, com mais lançamentos de doces. No fim do desfile, as pessoas se reúnem na Paróquia de Sant Medir, onde é feita uma missa em homenagem ao santo. Vale muito a pena participar dessa que é a festa mais doce da capital catalã, desfrutada tanto por crianças quanto pelos adultos.

Já participou da Festa de Sant Medir? O que achou?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário