blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
O que é preciso saber

Perguntas básicas em catalão

Imagem de vários pontos de interrogação
Escrito por Rodrigo

Uma vez estejamos em terras estrangeiras, devemos obter o maior número possível de informações para que nossa adaptação aconteça de forma mais rápida. Em outras palavras, devemos usar e abusar da curiosidade. Quando carecemos de dados sobre um serviço ou localização de uma rua, por exemplo, fazemos perguntas àquelas pessoas que moram ou estão na cidade há um bom tempo.

Na capital da Catalunha, existem dois idiomas oficiais: o castelhano (espanhol) e o catalão. Usar a língua espanhola como recurso para dar ou pedir informações é, sem sombra de dúvida, útil e necessário, pois trata-se de um idioma falado e compreendido por todos os catalães. Entretanto, fazer uso da língua catalã fará com que sua integração social seja ainda melhor.

Neste artigo de ShBarcelona, você aprenderá algumas perguntas básicas em catalão. Com elas, você terá respostas e ganhará o coração dos catalães.

Artigo relacionado: Cursos online de catalão

Perguntas em catalão em contextos sociais

Imagem de dois senhores conversando

Foto por Pixabay

Há contextos sociais que são mais propícios para certos tipos de perguntas. Por exemplo: perguntar “Com quem você saiu na semana passada?” para um recepcionista de hotel que mal conhece não é adequado, a não ser que você esteja realizando um trabalho de investigação policial.

Existem perguntas, porém, que podem ser feitas em todas as situações, em qualquer lugar, e para quaisquer pessoas. As perguntas para necessidades gerais são algumas das mais básicas e feitas. Aprenda, a seguir, como algumas delas são feitas em catalão:

Quina hora és?

Para sabermos que horas são, perguntamos “Quina hora és?“. A representação horária em catalão é bastante diferente daquela que conhecemos, como pode ser vista neste endereço.

Quant costa…?

Comprar é um dos principais hábitos contemporâneos. Em nossas viagens, podemos gastar nosso dinheiro com produtos que atendam nossas necessidades imediatas, ou como aqueles souvenirs que nossos familiares e amigos pedem, não é mesmo?

Para sabermos quanto custa algo que queiramos comprar, perguntamos “Quant costa…?” (Quanto custa…?).

Com et dius?

Tão importante quanto conhecer novos lugares é conhecer outras pessoas, seja no meio profissional ou informal. Em Barcelona, as opções de lugares abertos à visitação são numerosas, com ambientes que favorecem a abertura social e a criação de ligações interpessoais, ou seja, novas amizades.

Uma das primeiras informações que desejamos obter de uma pessoa que nos pareça amigável e queremos conhecer é o nome dela. A pergunta “Com et dius?” (Como você se chama?) é a chave para a resposta.

Artigo relacionado: Dicas para aprender catalão em Barcelona

Perguntas em catalão para contextos privados

Imagem de dois jovens conversando

Foto por Pixabay

Os contextos privados são aqueles que nenhuma ou pouca influência exercem no âmbito social. Pedir ajuda braçal ou para que nos façam um pequeno favor são exemplos de situações privadas. A seguir, você aprenderá duas perguntas básicas em catalão especialmente feitas em contextos de necessidades mais individuais:

Pots parlar més a poc a poc?

Esta pergunta é feita, geralmente, por pessoas com dificuldades de entender a mensagem dada por seu interlocutor. Este é um problema enfrentado por turistas ou novos moradores que ainda não dominam bem o idioma local.

Se este for o seu caso, pergunte “Pots parlar més a poc a poc?“, cujo significado é “Pode falar mais devagar?“. A fim de demonstrar uma maior amabilidade na pergunta, inclua um “si us plau” (por favor) para fechar a pergunta (Pots parlar més a poc a poc, si us plau?).

Em pots donar un cop de mà?

Quando queremos, por exemplo, que alguém nos ajude a encontrar uma grande opção de museu, buscar um apartamento ou, simplesmente, arrumar a mesa de jantar, perguntamos “Em pots donar un cop de mà?“, que significa “Pode me dar uma mão?“. A exemplo da pergunta anterior, o uso de “si us plau” confere maior leveza à pergunta (Em pots donar un cop de mà, si us plau?).

Sabe fazer outras perguntas básicas em catalão?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário