blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Os bairros de Barcelona

Curiosidades do distrito de Horta-Guinardó

Imagem de terraços em Horta-Guinardó
Rodrigo
Escrito por Rodrigo

O distrito de Horta-Guinardó é um dos menos conhecidos por quem visita Barcelona, ​​embora tenha alguns pontos turísticos bem interessantes. Horta-Guinardó é um grande distrito localizado na parte alta da cidade, cuja extensão faz fronteira com a Serra de Collserola.

Com várias áreas verdes e menor densidade populacional em algumas regiões do que em outras zonas da capital catalã, é um distrito ideal para famílias, pois é residencial. Neste artigo de ShBarcelona, ​​vamos apresentar algumas das curiosidades deste distrito.

Horta-Guinardó é um dos distritos menos turísticos e mais tranquilos de Barcelona. Por suas peculiaridades, é provável que várias das coisas que apresentaremos neste artigo despertem ou agucem sua vontade de conhecer o distrito.

Artigo relacionado: Os lugares mais tranquilos de Barcelona para se viver

Horta-Guinardó, um dos distritos mais desconhecidos de Barcelona

Imagem de parque em Horta-Guinardó

Foto por Visual Hunt

  • Horta-Guinardó é composto por 8 bairros: Horta, El Guinardó, Baix Guinardó, Can Baró, La Vall d’Hebron, La Teixonera, La Clota, Sant Genis dels Agudells, Font d’en Fargues e El Carmel.
  • Até o século X, o bairro de Horta era uma vila independente conhecida por suas múltiplas áreas de cultivo, suas terras férteis e sua riqueza em água.
  • Pouco a pouco, se tornou uma das áreas agrícolas mais prósperas, com casas rurais (masies) e outras propriedades que, com o tempo, formaram o núcleo urbano que vemos hoje.
  • No início do século XX, novas indústrias começaram a ser desenvolvidas, como as relacionadas à água, fábricas de peles e fábricas de amido. Serviços como os das lavadeiras também tiveram grande reconhecimento entre as classes altas da sociedade de Barcelona.
  • Até os primeiros anos do século XX, Horta era um município independente da cidade de Barcelona, ​​caracterizado por suas áreas agrícolas, hortos, casas rurais e casas de veraneio pertencentes à antiga burguesia catalã.

Artigo relacionado: Os bairros de Barcelona com menos contaminação

Imagem de escadas em Horta-Guinardó

Foto por Visual Hunt

  • É um dos distritos mais heterogêneos da cidade, tanto pela sua orografia quanto pela situação socioeconômica de seus residentes.
  • Suas ruas conservam um surpreendente ar de interior. Como se fosse um pequeno município onde todos se conhecessem, os moradores costumam colocar suas plantas para fora de casa, e o verde delas transmite calma e simplicidade. Horta não perdeu seu ar rural.
  • A Plaça d’Eivissa, uma pequena praça que concentra a maior parte da vida social e comercial do bairro, é o ponto mais conhecido de Horta. Nessa praça, encontramos vários bares de tapas com seus respectivos terraços, algumas lojas de varejo e locais onde são realizados eventos festivos e diversos tipos de feira. Caminhando por esta praça e seus arredores, você poderá ter uma ideia bem clara de como era Horta no início do século passado.
  • O Parc del Laberint d’Horta é um dos lugares mais interessantes que podemos visitar nesta região da cidade. Esse parque faz parte de um complexo que é presidido por uma mansão imponente, construída pela família Desvalls. Sua construção foi realizada entre os séculos XVIII e XIX. Durante aquele período, a mansão era um local que recepcionava reis e outras personalidades históricas.
  • Horta-Guinardó é o distrito com as melhores características ambientais: boa orientação, temperatura ideal, pouca poluição, menor densidade populacional e muitas zonas verdes. Está rodeado por montanhas e natureza, além de contar com excelentes vistas para o mar e a capital da Catalunha.

O que mais você pode nos dizer sobre Horta?

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário