blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Morar em Barcelona

Distritos de Barcelona: Nou Barris – parte 2

Escrito por Rodrigo

A atual configuração urbana de Nou Barris é um reflexo da ampla participação de seus cidadãos. Após a queda do regime franquista, o distrito começava a colher os frutos do exercício da cidadania e da pregação dos valores democráticos. Nou Barris tornou-se livre para crescer. Hoje, o distrito é uma das principais referências de Barcelona. O que faz de Nou Barris uma região tão especial? É isso que vamos descobrir neste artigo de ShBarcelona, o segundo e último sobre o distrito.

Artigo relacionado: Distritos de Barcelona: Nou Barris – parte 1

Diversas opções culturais

Foto via Visualhunt

Foto por Visual Hunt

Morar em Nou Barris é uma grande experiência de vida. Com um sortido leque de opções culturais, o distrito é ideal para aquelas pessoas que buscam melhorar seu repertório de informações e conhecimento. Confira, a seguir, o que você pode aproveitar e conhecer em Nou Barris.

Bibliotecas

A segunda casa dos leitores é, sem dúvida alguma, uma biblioteca. No distrito de Nou Barris, há cinco: a Biblioteca Nou Barris, a Biblioteca Vilapicina i la Torre Llobeta, a Biblioteca Les Roquetes, a Biblioteca Zona Nord e a Biblioteca Canyelles.

Patrimônios arquitetônicos

Nou Barris possui algumas das dezenas de patrimônios arquitetônicos que há na capital da Catalunha. O mais simbólico deste distrito é o Castell de Torre Baró, localizado em um dos pontos de transição entre o Parc de Collserola e o núcleo urbano de Barcelona.

Apresentações teatrais

Barcelona é conhecida por seu destacado número de espaços voltados para as apresentações teatrais. Em Nou Barris, moradores e turistas podem visitar, por exemplo, o Teatre Zona Nord, localizado na Carrer de Vallcivera, 14.

Artigo relacionado: Creches públicas nos distritos de Barcelona

Rotas verdes e gastronômicas

Parc Central de Nou Barris

Foto por Visual Hunt

Para os residentes e visitantes de Nou Barris, relaxar nas áreas verdes do distrito é uma das melhores atividades de ócio em família. Entre os diversos parques naturais existentes, destaca-se o Parc Central de Nou Barris. Outros dois pontos de visitação bastante conhecidos são a Plaça Soller e o Parc Esportiu de Can Dragó.

Muito interessantes, também, são as formas de divulgação do distrito por meio de sua gastronomia. Mais recentemente, um evento uniu diversos estabelecimentos alimentícios de vários bairros ao redor de um objetivo: oferecer o conjunto formado por tapas e uma bebida pelo preço de 2,25€. Em 2018, a Ruta Pinxo Panxo percorreu quatro zonas: Passeig Fabra i Puig, la Seu del Districte, la Via Júlia e l’Avinguda Rio de Janeiro. O programa tinha dia e hora marcados: todas as quartas, das 19h às 22h.

Qual é o seu canto preferido de Nou Barris?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário