blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Gastronomia

Pratos típicos: a crema catalana

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Quando pensamos na palavra cultura, tendemos a associá-la aos idiomas, literaturas, museus, festas, vestimentas, costumes e culinária. Os pratos típicos de uma região revelam, sob suas camadas e recheios, tradições históricas de povos que se reuniam à mesa por um único propósito: a celebração. A crema catalana, por exemplo, é um dos pratos que sustentam a mundialmente reconhecida culinária catalã.

Artigo relacionado: Pratos típicos de Barcelona: cozinha catalã

História da crema catalana

A saborosa crema catalana

Foto por calafellvalo on Visual Hunt

Há vários dados históricos de grande interesse sobre a crema catalana. Um deles está ligado à origem de seu nome. Em catalão, a palavra crema significa queima. Dizem as histórias catalãs que, no século XVIII, um bispo, em sua visita a um convento, recebeu um agrado das freiras: um pudim como sobremesa. Entretanto, o pudim estava muito aguado. As freiras resolveram acrescentar alguns ingredientes ao pudim, entre eles uma porção de açúcar queimado. Ao experimentar o novo pudim, o bispo se deu conta de que o açúcar ainda estava quente, e teria exclamado “Crema!” (Queima!). Essa é, portanto, a origem do nome desta deliciosa sobremesa catalã.

A crema catalana também é conhecida como Crema de Sant Josep, pois apesar de ser uma sobremesa que pode ser saboreada durante qualquer data do ano, é tipicamente degustada no dia 19 de março, o Dia de Sant Josep, na Catalunha. O Dia de Sant Josep é, também, conhecido como o Dia dos Pais.

Além de sua presença em datas e eventos com traços religiosos, a crema catalana está presente na literatura catalã, como nas obras dos renomados escritores catalães Miquel Martí i Pol (século XX), e nos livros de receita medievais catalães, como o Llibre del Coch (século XVI). A partir dessa documentação nos livros de culinária, pode-se concluir que a crema catalana é uma das sobremesas mais antigas do continente europeu.

Artigo relacionado: Refeições às escuras em Barcelona

Preparando a crema catalana

O preparo da crema catalana é bastante simples. O resultado, apesar da simplicidade dos ingredientes, faz com que nosso paladar sempre queira saborear esta sobremesa. Confira a lista de ingredientes:

  • 200g de açúcar
  • 8 gemas de ovos
  • 1 litro de leite
  • 1 ramo de canela
  • 40g de amido de milho
  • raspas de limão

O leite deve ser fervido com a canela e as raspas de limão. Em uma tigela, misture as gemas de ovos com o açúcar. À mistura, acrescente o leite fervido com o amido de milho. Em seguida, leve toda a mistura ao fogo. É importante que você a remexa, levemente, até que ela comece a ferver. Tire-a imediatamente do fogo, e despeje-a em um recipiente feito de barro.

Crema catalana servida

Foto por Ewan-M on Visual Hunt

Após o esfriamento e antes de servi-la, espalhe, cuidadosamente, uma porção de açúcar sobre a superfície da crema, e esquente o açúcar com um maçarico culinário, ou também com uma pazinha de ferro extremamente quente.

Pronto! Você acaba de preparar um dos mais tradicionais pratos catalães! Reúna seus amigos e familiares, e faça de sua experiência de vida em Barcelona algo mais significativo, mais próximo das raízes culturais da Catalunha, tão saboroso quanto a crema catalana.

Já experimentou a crema catalana? O que achou?

Pratos típicos: a crema catalana
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Além de escrever e traduzir, Rodrigo ensina três idiomas: inglês, catalão e espanhol.

Deixe um comentário