blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Conheça

Qual é a decoração típica da Catalunha?

Qual é a decoração típica da Catalunha
Rodrigo
Escrito por Rodrigo

A Catalunha é uma referência em design de interiores, e as reformas realizadas nas casas de Barcelona são, de uma forma geral, modernas, versáteis e de alta qualidade. Geralmente, a cor branca é a protagonista, sempre agradável, proporcionando brilho, espaço e impressão de limpeza, tanto nas paredes como nos móveis. Mas alguns de vocês podem perguntar: existe alguma decoração típica das terras catalãs? Na verdade, não é possível definir um estilo decorativo único relacionado à Catalunha, mas podemos citar algumas características. Neste artigo de ShBarcelona, você saberá um pouco mais sobre a decoração catalã.

Artigo relacionado: Lojas de decoração baratas em Barcelona

Conheça a decoração mais característica da Catalunha

Qual é a decoração típica da Catalunha - chão de barroÉ difícil encontrar uma decoração característica de um local específico, mas a verdade é que existem algumas características relacionadas ao design de interiores que são marcas de um território. No caso da Catalunha, chama a atenção o estilo das masies, que são casarões situados em ambientes rurais que reúnem uma série de elementos arquitetônicos muito interessantes. Um desses elementos é o chão, geralmente feito de barro cozido. Trata-se de um solo que proporciona frescor no verão e é aconchegante no inverno, com ar rural e campestre e que, apesar de sua simplicidade, possui uma beleza atemporal. Costuma combinar com grandes tapetes, geralmente com motivos étnicos ou materiais e fibras naturais, como bambu, esparto ou juta. Os móveis são, de um modo geral, feitos de madeira maciça, em cores escuras e naturais; os têxteis, por sua vez, são feitos de materiais como linho ou algodão, em cores neutras. Os tetos, geralmente em formato de abóbada, dão ao espaço um ambiente bem rural, mas, ao mesmo tempo, elegante e imponente

Artigo relacionado: Onde comprar móveis e peças de decoração em Barcelona

Qual é a decoração típica da Catalunha - modernismo

Foto por Visual Hunt

Por outro lado, existe o estilo modernista, que imprimiu algumas características especiais em muitas reformas atuais. A estrela deste estilo são os pisos com mosaicos, pisos artesanais que dão ao ambiente um singular toque decorativo. Atualmente, os pisos de mosaico evoluíram em relação aos seus novos tipos de material, embora haja empresas dedicadas à restauração e manutenção dos antigos modelos, presentes em centenas de edifícios que datam do final do século XIX e início do século XX, especialmente em Barcelona. Além desses elementos, as portas e janelas de vitral são decorações características do modernismo que perdura em muitos edifícios, especialmente em áreas imponentes, como no distrito de l’Eixample. Em suma, o estilo modernista é elegante e distinto, projetado para decorar as casas da elite de Barcelona. Como você pôde ver, apesar de não existir uma decoração catalã propriamente dita, podemos dizer que existem estilos característicos do design de interiores catalão.

Que característica da decoração catalã você mais destacaria?

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário