blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Tendência

Aulas de samba em Barcelona

Escrito por Rodrigo

Há costumes e gostos que permanecem independentemente do lugar onde estejamos. Nós, brasileiros, somos conhecidos como um povo alegre, receptivo e caloroso. Essas característica são reveladas, principalmente, em festas de aniversário, eventos esportivos nacionais e internacionais, e em grandes celebrações populares, como o Carnaval. Em Barcelona, os brasileiros fazem a festa, contagiam com sua ousadia e alegria. E foi com base na energia e ritmo do povo brasileiro que as aulas de samba, como você verá neste artigo de ShBarcelona, invadiram a capital catalã!

Artigo relacionado: Aulas de capoeira em Barcelona

Um pouco da história do samba

Samba de roda

Foto por Visual Hunt

Símbolo da forte ligação entre brasileiros e africanos, o samba de roda baiano foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil (pelo IPHAN, em 2004) e como Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade (pela UNESCO, em 2005). Existem, na verdade, outras variações de samba, como o samba-canção, o samba-rock, o samba-de-breque, e o mundialmente famoso samba-enredo, característico dos desfiles carnavalescos no Brasil. O dia 2 de dezembro foi adotado, no Brasil, como o Dia Nacional do Samba, criado em homenagem a Ary Barroso.

Segundo os historiadores, o samba de roda do recôncavo baiano foi uma das origens do samba carioca. As primeiras documentações do samba de roda, de acordo com os registros históricos, vêm dos anos 60 do século XIX. Ainda com base nos estudos investigativos, a variedade de samba predominante no Rio de Janeiro é uma herança deixada pelos negros baianos. Eles levaram para o território carioca a culinária, as festas e traços religiosos típicos da Bahia.

Artigo relacionado: Aulas de dança em Barcelona

Sambando em Barcelona

Samba de gafieira

Foto por Visual Hunt

Agora que você conhece um pouco mais sobre a história do samba, chegou a hora de matar a saudade de um dos maiores símbolos que representam o Brasil mundo afora. Caso você queira aprimorar o seu jeitinho brasileiro, ou mesmo dar aulas de samba, conheça estes dois lugares de Barcelona dedicados ao ensino desse ritmo verde e amarelo:

Spai Carioca

Trata-se de um espaço onde o samba de gafieira é a grande protagonista. Existem quatro níveis de aprendizado no Spai Carioca: iniciante, iniciante / intermediário, intermediário, e o curso para pessoas com mais de 45 anos de idade. Apesar de ser um lugar especializado em samba de gafieira, o Spai Carioca oferece cursos de zumba, capoeira e salsa. Consulte, aqui, os seus respectivos horários. O Spai Carioca está na Carrer Mallorca, 30 – 08830 – município de Sant Boi de Llobregat.

Bailongu

A Bailongu é uma escola que ensina diversos tipos de dança, como salsa, tango, bachata, kizomba. As aulas de samba / axé são voltadas para grupos femininos. A escola de dança Bailongu está situada na Passatge d’Utset, 11-13.

Já fez aula de samba em Barcelona?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário