blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
O que é preciso saber

Verão saudável: atividades físicas e alimentação

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Há melhor estação do que o verão? Praias, descanso, piscinas, despertador desligado… Esta é a época do ano em que tendemos a ser menos rigorosos com nossa mente e corpo. Entretanto, alguns cuidados sempre precisam ser tomados. Um deles tem a ver com a nossa alimentação. Será que realmente tratamos bem o nosso corpo durante os dias em que tudo vale? Muitas pessoas fazem esforços titânicos, nos meses prévios ao verão, para que seus corpos tenham a melhor silhueta possível. Porém, nosso corpo precisa de cuidados diários, pois não vivemos, apenas, por uma estação.

A Generalitat de Catalunya possui, em seu site, um canal com numerosas dicas de saúde. Neste artigo de ShBarcelona, trouxemos para vocês um resumo do que você pode fazer para ter um verão saudável, seja em uma praia de Barcelona, em um bosque, ou no conforto de sua casa.

Artigo relacionado: Verão fresco: como refrescar suas férias em Barcelona

Alimentação recomendada para o verão

Frutas frescas e verduras são essenciais para um verão saudável

Foto por Visual Hunt

Não há segredos para que nossa saúde esteja em ótimas condições. Precisamos ingerir alimentos e bebidas saudáveis, praticar exercícios físicos e cuidar de nossa mente. Alimentar-se bem é necessário em qualquer época do ano, e cada estação requer que nutramos nossos corpos com alguns componentes específicos. Basicamente, comer verduras frescas e frutas da época constitui uma boa base alimentícia na época mais quente do ano. A culinária catalã é tipicamente mediterrânea, ou seja, rica em hortaliças, verduras, frutas, peixe e legumes. É importante, portanto, incluir esses alimentos em seu cardápio, não apenas para que você tenha um verão saudável, mas para que sua saúde esteja em plenitude.

A ingestão de líquidos não foge à regra: precisamos manter nossos corpos hidratados a fim de termos, por exemplo, uma melhor circulação sanguínea e uma temperatura corporal estável. Neste verão, assim como em qualquer outra estação, precisamos beber água de forma constante e equilibrada. O consumo de sucos naturais também é indicado. Vale lembrar que bebidas alcoólicas não atuam como agentes de hidratação.

Artigo relacionado: Onde comprar comida saudável em Barcelona

A prática dos exercícios físicos

Andar de bicicleta fará com que seu verão seja mais saudável

Foto por Visual Hunt

Para que tenhamos uma vida saudável, é necessário que nosso corpo sempre esteja em movimento. Não importa qual seja sua atividade física favorita, mas sim que você pratique alguma com regularidade. Uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde é dedicarmos 30 minutos do dia à prática de exercícios físicos. Não é necessário que você passe 30 minutos seguidos exercitando-se. Três sessões diárias de 10 minutos são o suficiente para que a boa forma física seja mantida.

O site da Generalitat de Catalunya disponibiliza uma lista de propostas de atividade física a céu aberto. O Rutes Saludables possui diversas recomendações de trilhas que podem ser feitas. Basta selecionar a comarca e o município de sua preferência.

Sugestões alternativas

Use sua criatividade! Barcelona possui numerosas opções de entretenimento cultural e lazer ao ar livre. Com uma bicicleta, você terá a chance de conhecer mais lugares da capital da Catalunha, como museus, parques naturais e construções históricas. Pedalar é um excelente exercício, além de ser um recurso que não agride o meio ambiente.

O que você faz para que seu verão em Barcelona seja saudável?

Verão saudável: atividades físicas e alimentação
5 (100%) 1 vote[s]

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário