blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Morar em Barcelona

Melhores bairros em Barcelona para alunos do programa Erasmus

Imagem de grupo de alunos em frente à Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona
Escrito por Rodrigo

Muitos estudantes, atraídos pelas maravilhas da Catalunha, escolhem Barcelona como destino. O clima magnífico, as praias, os diversos locais de entretenimento e a ampla oferta gastronômica, além, logicamente, da excelente qualidade das universidades catalãs e do grande número de startups são motivos irresistíveis.

Neste artigo de ShBarcelona, ​​apresentamos os melhores bairros em Barcelona para alunos do programa Erasmus. Você saberá, também, um pouco mais sobre esse programa acadêmico.

Artigo relacionado: Os melhores bairros para estudantes em Barcelona

Onde morar em Barcelona caso você participe do Erasmus

O que é o programa Erasmus?

Foto por UniversitatdeBarcelona | Visual Hunt

O Erasmus+ é o programa da União Europeia de apoio à educação, formação, juventude e esporte no continente. Por meio dele, mais de 4 milhões de europeus têm a oportunidade de estudar, fazer um estágio e adquirir experiência no exterior.

Esse programa, entretanto, não se destina apenas aos estudantes. Também oferece oportunidades para uma ampla variedade de pessoas e organizações.

Quais são os objetivos deste programa?

O Erasmus+ contribui para a estratégia europeia voltada para o crescimento, o emprego, a justiça social e a inclusão. Além disso, contribui para os objetivos do marco estratégico para a cooperação europeia no âmbito da educação e formação.

O Erasmus+ também tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável dos países parceiros em relação ao âmbito do ensino superior, e contribuir para que os objetivos da União Europeia para os jovens sejam alcançados.

Dentro do programa, são abordados os seguintes objetivos:

  • reduzir o desemprego, especialmente entre os jovens;
  • incentivar a educação de adultos, especialmente em relação às novas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho;
  • incentivar os jovens a participar da vida democrática da Europa;
  • apoiar a inovação, a cooperação e as reformas;
  • reduzir o abandono escolar precoce;
  • e promover a cooperação e a mobilidade com os países parceiros da União Europeia.

Artigo relacionado: As melhores escolas de formação profissional em Barcelona

Os bairros mais procurados

  • 38,2% dos estudantes estrangeiros que chegam a Barcelona optam pelos distritos de Ciutat Vella ou Eixample;
  • o centro da cidade é a parte da cidade que mais cativa os estudantes do programa Erasmus: a Esquerra de l’Eixample – isso inclui a Antiga e a Nova – é o bairro mais procurado, e acumula 10,5% das reservas feitas pelos alunos do programa;
  • em seguida, Ciutat Vella: o Gòtic recebe 9,4% dos estudantes estrangeiros; já o bairro de Raval recebe 7,5%; por último, El Born, destino 5,6% desses alunos;
  • A Dreta de l’Eixample fecha a lista dos 5 bairros preferidos, recebendo em torno de 5,2% dos estudantes do programa Erasmus.

A nacionalidade dos estudantes e o destino escolhido

Imagem de uma aluna da Universitat de Barcelona

Foto por UniversitatdeBarcelona | Visual Hunt

O bairro de Esquerra de l’Eixample costuma ser escolhido por alemães e italianos (representam 16% do total de estudantes estrangeiros). O bairro Gòtic, por sua vez, costuma ser o destino de ingleses e também dos italianos (18%). O bairro de Raval tende a ser mais buscado pelos ingleses (14%); já os franceses, inicialmente, preferem o bairro de El Born (10%). Por último, novamente os italianos, a maioria em Dreta de l’Eixample (13%).

O que os estudantes estrangeiros mais valorizam em Barcelona?

Barcelona possui uma agenda cultural e um leque de opções de entretenimento de fazer inveja a qualquer cidade no mundo. Isso, sem dúvida alguma, é algo que é bastante levado em consideração pelos estudantes estrangeiros.

Como típica cidade mediterrânea, a capital da Catalunha nos presenteia com incríveis cenários de mar e montanha, com um clima excepcional durante todo o ano, e uma ótima rede de transporte que nos leva a qualquer ponto local, da província e outras regiões europeias em pouco tempo.

Que bairro de Barcelona você escolheria se participasse do programa Erasmus?

 

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário