blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Conheça

Conheça Vall de Núria

Conheça Vall de Núria
Escrito por Rodrigo

Vall de Núria é uma das paisagens mais emblemáticas e belas de toda a Catalunha. A paz e o cenário natural memorável te esperam nesta região dos Pirineus catalães, que não está muito longe de Barcelona, mais precisamente a uns 130 quilômetros de distância. Neste enclave, transcendente por vários motivos políticos e espirituais relacionados à cultura catalã, você poderá fazer diversas atividades, se hospedar em hotéis encantadores, além, logicamente, de se desconectar dos ruídos urbanos. Neste artigo de ShBarcelona, você conhecerá um pouco mais sobre o Vall de Núria.

Artigo relacionado: Conheça Vall d’Aran

Vall de Núria, um dos enclaves mais belos da Catalunha

Conheça Vall de Núria - Catalunha

Foto por Visual Hunt

A transcedência política e histórica de Vall de Núria se deve ao fato de que, em 1932, foi redigido o primeiro estatuto de autonomia da Catalunha, também conhecido como Estatut de Núria. Em relação à espiritualidade, a Virgem de Núria é um dos símbolos mais venerados no território catalão. Sua imagem foi construída entre os séculos XII e XIII. É feita de madeira em estilo românico, e sua estrutura mantém uma policromia em quase perfeito estado. A Virgem acolhe o menino Jesus sobre seu joelho, que está com as mãos levantadas em sinal de bênção. Tanto a Virgem como seu filho estão vestidos com um manto e uma túnica. Antes da restauração, a imagem tinha tonalidades escuras, causadas por diversos fatores ambientais. Por esse motivo, a imagem passou a ser conhecida como La Moreneta dels Pirineus (algo como A Moreninha dos Pirineus).

Artigo relacionado: Hotéis para uma escapada em La Cerdanya

Conheça Vall de Núria - trem cremalheira

Foto por Visual Hunt

O vale está situado no município de Queralbs, na província de Girona. O espaço é ideal para atividades em família, e lá você vai encontrar: pistas de trenós; tubing (uma atração bem típica dos parques de atrações aquáticos); descida na neve de trenó, semelhante ao boardercross e ao esqui cross-country; highline, uma atividade de equilíbrio nas alturas; rocódromo para as crianças; tirolesa, para os que não têm medo dos esportes nas alturas; e patinetes para neve, cujo formato é bem semelhante ao do skate, e permite que a pessoa condutora vá sentada nele. Para ter acesso ao Vall de Núria, o melhor meio é o trem cremalheira, que te fará viver uma experiência inesquecível. O passeio no trem cremalheira nos dá o privilégio de admirarmos toda a beleza e espetacularidade da paisagem. Ele é a única forma de chegarmos ao Vall de Núria, e tem uma característica especial: percorre 12,5 km e supera um desnível de mais de 1000 metros.

Já visitou o Vall de Núria? Do que mais gostou?

 

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário