blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

História esportiva catalã – parte 1: futebol

Escrito por Rodrigo

Como se fossem queijo e goiabada, Catalunha e esporte sempre mantiveram uma ótima relação. Grandes esportistas catalães ilustram as páginas mais impressionantes do esporte mundial. Com a força dos meios de comunicação atuais, conseguimos ficar a par da atualidade esportiva catalã, como resultados das partidas de fim de semana e notícias sobre os atletas.

Entretanto, o esporte catalão não se resume às competições atuais ou às partidas disputadas pelo FC Barcelona. A história esportiva catalã é secular, e o futebol é uma das peças-chave para entendermos o desenvolvimento do esporte em Barcelona e na Catalunha. Neste artigo, ShBarcelona faz um resumo dessa grande história.

  • apartamentos para arrendamento em barcelona

 

Artigo relacionado: História esportiva catalã – parte 2: tênis

Primeiros registros futebolísticos na Catalunha

No inverno do ano de 1892, Barcelona foi testemunha dos primeiros passos do futebol em terras catalãs. Expatriados de origem britânica, pertencentes ao British Club (uma entidade onde os expatriados britânicos mantinham contato, e levavam a cabo a prática de atividades lúdicas, como as esportivas), acompanhados por sócios do Club de Regates de Barcelona, disputavam partidas de futebol en Can Tunis.

Veja lindos apartamentos para alugar no ShBarcelona

Joan Gamper, fundador do FC Barcelona e um dos personagens principais do futebol catalão

Foto por Visual Hunt

De acordo com os documentos de investigação, o encontro foi o primeiro jogo de futebol na história da Catalunha. Às oito da manhã do dia 25 de dezembro de 1892, 22 jogadores se dividiam em duas equipes: uma, trajada com vestimenta azul; a outra, com vestimenta vermelha. Geralmente, as partidas eram disputadas em dias de feriado, já que, até o ano de 1905, os domingos não eram considerados dias de descanso. No dia 12 de março de 1893, foi sacada a primeira fotografia de uma equipe de futebol na Catalunha.

Na temporada 1894-1895, foi fundado o primeiro clube catalão de futebol (desvinculado do British Club). Jogadores da colônia britânica e sócios do Club de Regates de Barcelona e do Club Velocipèdic de Barcelona fundaram o Barcelona Football Club. Alguns dos integrantes dessa equipe tiveram participação direta na fundação, em 1899, do atual FC Barcelona. Não há, entretanto, relações diretas entre o Barcelona Football Club e o Barça. Em 1898, foi fundado o Palamós Club de Futbol, o clube catalão de futebol mais antigo ainda em atividade.

Artigo relacionado: História esportiva catalã – parte 3: basquete

O futebol catalão na atualidade

Os dois maiores representantes do futebol catalão, na Liga Espanhola, são o RCD Espanyol, fundado em 1900, e o FC Barcelona, fundado em 1899 pelo suíço Hans Gamper (em catalão, Joan Gamper). O futebol catalão tem a sua própria federação, a Federació Catalana de Futbol, fundada em 1900. A principal competição catalã de futebol é a Copa Catalunya. Em sua última edição, o CE Sabadell foi o campeão.

Seleção da Catalunha: ainda não oficialmente reconhecida

Foto por Visual Hunt

O futebol catalão conta com sua própria seleção, mais conhecida como la Selecció. À diferença de País de Gales e Irlanda, cujas seleções podem disputar competições de caráter oficial, a seleção da Catalunha pode, apenas, disputar partidas amistosas.

ShBarcelona é referência em aluguel de apartamentos

Um dos momentos mais recordados pela torcida catalã são os amistosos disputados entre Catalunha e Brasil. Na primeira ocasião, no Camp Nou, em 1999, as seleções empataram em 2 a 2. No ano de 2002, a seleção brasileira derrotou a catalã por 3 a 1. Em 2004, os canarinhos derrotaram os catalães por 5 a 2. As duas últimas partidas foram disputadas, também, em Barcelona.

O que mais você conhece sobre a história esportiva catalã?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário