blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Tendência

O Dia Internacional do Meio Ambiente

Escrito por Rodrigo

O meio ambiente é o conjunto de fatores que podem condicionar a vida dos seres vivos, e que podem mudar por diversos motivos, entre eles as atividades dos seres humanos ligadas à indústria, hábitos de vida e de consumo. É preciso que pensemos nas próximas gerações, e que trabalhemos para a manutenção da saúde do planeta e do nosso bem-estar. Neste artigo de ShBarcelona, você saberá um pouco mais sobre o Dia Internacional do Meio Ambiente e seus objetivos.

Artigo relacionado: Os bairros de Barcelona com menos contaminação

O meio ambiente deve ser uma das prioridades do ser humano

Foto por Visual Hunt

Podemos dizer que o meio ambiente é um conjunto de fatores externos que atuam sobre um sistema, e determinam seu curso e forma de existência. Entre esses fatores do superconjunto que caracteriza o meio ambiente, estão o meio físico (geografia, física, geologia, clima e contaminação), meio biológico (população humana – demografia), flora (fontes de alimentos ou produtores), fauna (animais consumidores primários, secundários etc), meio socioeconômico (exposição a agentes químicos no trabalho), urbanização e desenvolvimento cultural, e desastres (guerras e inundações). Tudo isso deve estar em equilíbrio para que o nosso planeta seja habitável e operativo, em que possamos viver com boa saúde, e sem prejudicar os elementos ao nosso redor. Parece complicado, especialmente pelo fato de, cada vez mais, sociedades industrializadas e em vias de ascensão buscarem apenas a evolução econômica, em detrimento das espécies animais e vegetais. A mentalidade dos países está voltada para o prazer, o dinheiro e a comodidade imediatos, deixando de lado, dessa forma, as preocupações com as possíveis repercussões que tem esse estilo de vida no meio ambiente.

Artigo relacionado: Como cuidar da saúde em Barcelona

Foto por Visual Hunt

O Dia Internacional do Meio Ambiente foi implantado pela ONU em 15 de dezembro de 1972, e desde o ano de 1974, é comemorado no dia 5 de junho. Foi justamente nesse dia, dois anos antes, que foi organizada a Conferência de Estocolmo, destinada ao ambiente e ao posterior Dia Internacional da Bicicleta. Nesse dia, a Assembleia Geral da ONU aprovou a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O Dia Internacional do Meio Ambiente tem por objetivo sensibilizar a população mundial quanto aos temas ambientais, especialmente no âmbito político. As metas básicas são motivar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável e equitativo; promover o papel primordial das comunidades na mudança de atitude sobre os temas ambientais; fomentar a cooperação para garantir a sustentabilidade ambiental. Dessa forma, trabalha-se por um futuro em que todas as pessoas de todos os países vivam em um ambiente mais próspero e seguro.

O que você faz para preservar o meio ambiente?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário