blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Residência em Barcelona

O que você precisa saber antes de alugar um apartamento em Barcelona?

Imagem de edifício em Les Corts, Barcelona
Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Precisar morar por um tempo na capital da Catalunha e quer alugar um apartamento? Aqui, você terá as informações necessárias sobre toda a documentação envolvida no processo de aluguel e regulamentos pertinentes.

Neste artigo de ShBarcelona, apresentamos o que você precisa saber antes de alugar um apartamento em Barcelona.

Artigo relacionado: Os melhores bairros de Barcelona para alugar um apartamento

O que você precisa saber para alugar um apartamento em Barcelona?

Imagem de apartamento vazio com ampla vista para o exterior

Foto por lucasfoxbcn | Visual Hunt

Antes de alugar um apartamento em Barcelona, você precisará conhecer as despesas com que deverá arcar como futuro inquilino, as condições básicas do contrato e toda a documentação necessária para formalizar o contrato de aluguel.

A seguir, confira a lista das despesas que você, na condição de inquilino, terá ao alugar um imóvel na capital catalã:

  • um primeiro pagamento mensal, bem como uma fiança de uma mensalidade;
  • uma garantia adicional que pode ser solicitada pelo proprietário;
  • água, gás e luz;
  • os honorários correspondentes ao agente imobiliário, bem como ao administrador de propriedades;
  • imposto de transferência de imóvel, cujo valor a ser pago dependerá da escala estabelecida na regulamentação vigente, com prazo de 30 dias a partir do momento da formalização do contrato do aluguel.

Em qualquer oferta de aluguel que possa ser considerada séria, é necessário que o futuro inquilino tenha informações relevantes sobre as condições atuais do apartamento, bem como as características do contrato.

As informações mínimas que devem estar sob conhecimento do potencial inquilino, antes do pagamento de qualquer valor, são as seguintes:

  • descrição do imóvel, com informações relevantes sobre as instalações, serviços, espaço útil e abastecimentos;
  • o preço do aluguel com a relação de todas as despesas que serão arcadas pelo inquilino;
  • a duração do aluguel;
  • o valor da fiança e as garantias exigidas ao inquilino;
  • a forma de atualização do preço durante o período do aluguel.

Artigo relacionado: Requisitos para alugar um apartamento em Barcelona

Imagem de chão de 'panots' em Eixample, Barcelona

Foto por Assassin de la police | Visual Hunt

Para alugar um imóvel, não é legalmente necessário ter um contracheque. No entanto, muitos proprietários o exigem como forma de garantia.

De fato, em alguns casos, o proprietário pode rejeitar o inquilino caso considere a renda, com base no contracheque apresentado, insuficiente para o pagamento das mensalidades.

Para evitar essa situação, é recomendável que o inquilino analise sua situação econômica para saber se poderá lidar com as despesas que acompanharão o aluguel.

Por outro lado, caso o proprietário nos solicite o contracheque, mas não tenhamos nenhum para apresentar, também é possível oferecer um aval bancário ou um aval pessoal.

Quanto ao proprietário do imóvel, ele deverá apresentar uma série de documentos que são imprescindíveis em qualquer negociação de aluguel de apartamentos em Barcelona:

  • o contrato de aluguel, com as informações sobre a duração, valor mensal do aluguel, seus dados pessoais, forma de pagamento, cláusula de atualização e outras;
  • a referência cadastral;
  • a licença de habitação;
  • certificado de eficiência energética de edifícios.

Ao solicitar qualquer tipo de informação geral sobre contratos de aluguel, você poderá entrar em contato com as Oficines de l’Habitatge de Barcelona (Escritórios de Habitação de Barcelona) mediante agendamento.

Além disso, é aconselhável saber sobre os auxílios existentes, tanto para o proprietário quanto para o inquilino, tais como ajudas de custo permanentes (para quem vai morar no apartamento) e o Consorci de l’Habitatge de Barcelona (Consórcio de Habitação de Barcelona) para proprietários.

O que mais você gostaria de saber antes de alugar um apartamento em Barcelona?

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário