blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Trâmites administrativos

Opções de conta bancária em Barcelona

Rodrigo
Escrito por Rodrigo
Avalie este post

Quando nos mudamos para outro país, temos que lidar com várias documentações a fim de que possamos desfrutar plenamente dos serviços e burocracias que fazem parte do cotidiano de todo cidadão. Contratar serviços de abastecimento de água, luz e gás, encontrar uma empresa de telefonia móvel nacional, alojamento, os serviços sanitários, o NIE… São tantas questões importantes e, por isso, podemos não saber por onde começar. Aqui, em ShBarcelona, lidamos com muitos estrangeiros que decidem vir a Barcelona, seja para ficar por pouco tempo, seja para passar um longo período aqui. Por isso, neste artigo, te diremos o que é preciso saber antes de trocar de banco, e quais são as opções de conta bancária em Barcelona.

Artigo relacionado: Visitar Barcelona com pouco dinheiro

Tipos de conta bancária

Foto por Visual Hunt

Os motivos que levam alguém a se mudar para Barcelona são vários, e o tempo de permanência depende dos objetivos da mudança. Também é possível que a intenção não seja ficar em Barcelona, mas sim continuar a morar no exterior, porém, por alguma razão, decide-se pela abertura de uma conta bancária na capital catalã. Nesse caso, existe uma opção bem mais rápida e eficiente para ser cliente de um banco em Barcelona: a conta para não-residentes. Esse tipo de conta oferece menos benefícios quando comparada à conta para residentes, entretanto, os requisitos são menos exigentes, facilitando, assim, a abertura. A conta para não-residentes pode durar de 6 meses a 2 anos. Geralmente, os documentos necessários para a abertura são o passaporte ou comprovante de não-residente, comprovante de aluguel ou de alojamento, comprovante de renda ou declaração de trabalho autônomo / freelancer, e referências do banco do país de origem.

Artigo relacionado: Quero me mudar para o exterior: o que devo fazer?

Foto por Visual Hunt

Por outro lado, se o seu plano for permanecer por um longo período de tempo em Barcelona, abra uma conta de residente. A abertura de conta bancária, nesse contexto, é praticamente obrigatória, já que será indispensável na concretização de diversos atos burocráticos do cotidiano. Caso você já tenha uma conta de não-residente, e decida ficar em Barcelona por tempo indeterminado, basta mudar, de forma bem simples, para uma conta de residente. Os documentos necessários para esse tipo de abertura são os seguintes: passaporte ou DNI vigente, contrato de aluguel ou compra de imóvel, NIE, e contrato de trabalho ou visto de estudante. É possível que alguns bancos solicitem mais documentos. Portanto, consulte o seu banco escolhido.

Já passou por esse processo? Como foi?

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário