blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Cozinha internacional

Pratos típicos de Barcelona: cozinha catalã

Escrito por Paula

Em Barcelona, existe um mundo de sabores intensos, com pratos típicos que apostam no uso do azeite, tomate, marisco e embutidos. Quem já provou de alguma das iguarias da culinária da Catalunha sabe do que estamos falando. Neste artigo, ShBarcelona apresenta alguns dos pratos mais famosos da cozinha catalã.

Artigo relacionado: Expressões artísticas catalãs – parte 1: a culinária

Pratos típicos: dos simples aos mais complexos

Todas as sugestões apresentadas aqui fazem parte dos menus dos numerosos restaurantes de Barcelona. Sejam simples ou complexos, degustá-los é mais do que um mero ato de levar a comida à boca, mas sim uma experiência gastronômica que nos leva à essência da cozinha catalã, rica e marcante.

Foto por Lady Madonna on Visual Hunt

Pa amb tomàquet: Fatias de pão com azeite, sal e tomate desfeito.

Bomba: uma bola de batata recheada com carne moída, coberta por um molho picante.

Arròs Caldós: prato de arroz servido com grande dose de caldo, cozido com verduras, legumes, carne, frango, peixe ou frutos do mar.

Fideuada (Fideuà): Uma espécie de paelha feita com massa em vez de arroz.  É feita com caranguejo, lulas, camarão, frango, pimentão e tomate, sendo acompanhada de molho alioli.

Faves a la catalana: favas cozinhadas com vários embutidos, cogumelos e hortaliças. Normalmente são servidas em caçarolas de barro.

Escalivada: Uma mistura de beringela com anchovas e pimento vermelho assados em forno a lenha. Costuma ser servida em pão com tomate e azeite.

Arròs negre: este prato é elaborado com arroz branco, lula, sépia e camarões preparados em caldo de peixe com condimentos e tinha da lula, que dá a cor negra ao arroz.

Butifarra: Embutido com forma de linguiça, recheado com carne de porco moída com especiarias. É servida muitas vezes junto com feijão branco.

Esqueixada de bacallà: um prato feito com pedaços de bacalhau cru, tomate, cebola, pimento, azeitona e molho de azeite, vinagre e sal.

Artigo relacionado: Alguns dos restaurantes e bares mais frequentados de Barcelona

Sobremesas, a cereja da cozinha catalã

Foto por pchow98 on Visual Hunt

Uma cozinha completa deve ser excelente do começo ao fim, dos aperitivos à sobremesa. Quando fazemos uma refeição a la catalana, somos invadidos por uma sensação de plena satisfação, de realização gastronômica. Logicamente, as darreries da cozinha catalã estão espalhados pelos quatro cantos de Barcelona.

Caso você nunca tenha provado de uma boa sobremesa catalã, confira as sugestões a seguir:

Crema (crema catalana / crema cremada): Uma sobremesa que equivale ao creme queimado, feita de nata doce com açúcar caramelizado por cima.

Mel i mató: uma sobremesa preparada com queijo mató, um queijo fresco de leite de vacaba, cabra ou ovelha cortado com suco de limão ou coalho, feito em Catalunha. O queijo é normalmente acompanhado por mel ou nozes.

Panellets: típicos da Castanyada, os panellets são doces feitos basicamente de açúcar de confeiteiro, amêndoas e ovos. Existem diversos tipos de panellets, que variarão de acordo com os componentes alternativos: limão, cereja, pinhões ou coco.

Já experimentou algum prato típico da cozinha catalã? Qual é o seu preferido?

Pratos típicos de Barcelona: cozinha catalã
5 (100%) 2 votes

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

2 Comentários

  • Olá! Visitei o vosso site e parabenizo pela brilhante apresentação.
    Visite também o nosso.Lançamos um produto que acaba com os
    cabelos brancos.

    Devido aos cabelos brancos, muitas pessoas aparentam mais idade podendo chegar a uma imagem de 10 ou 15 anos mais velha.O nosso produto resolve.

    Visite o nosso site e veja mais sobre esse incrível cosmético.
    https://www.amazoniaprodutos.com.br/

    Ou, se preferir faça uma busca para Loção Indelével Amazônia.

    Aguardamos a sua visita.

Deixe um comentário