blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Residência em Barcelona

O que você precisa para alugar um apartamento em Barcelona?

Documentação necessária para alugar um apartamento em Barcelona
Escrito por Rodrigo

Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Por isso, é importante saber qual documentação você precisa para alugar um apartamento em Barcelona. Não se preocupe se a papelada é complicada de juntar, neste artigo, resumimos e explicamos tudo o que você precisa para saber sobre o que é necessário para alugar um apartamento na cidade.

  • aluguer de apartamentos em barcelona

 

Documentação para alugar um apartamento em Barcelona

Como não é o mesmo alugar que ser alugado, explicaremos o que você precisa para alugar um apartamento se você é o inquilino/a e também os requisitos para alugar um apartamento como proprietário.

Artigo relacionado: 10 conselhos para alugar um apartamento em Barcelona

O que precisa para alugar um apartamento como inquilino

Foto via Pexels

O que é necessário para alugar um apartamento como inquilino

Se você é o interessado/a em alugar um apartamento em Barcelona, ​​você precisa saber que é necessário reunir uma determinada documentação indispensável para fazê-lo. Felizmente, não é nada difícil de consegui-lo:

Se você é o interessado/a em alugar um apartamento em Barcelona, ​​você precisa saber que é necessário reunir uma determinada documentação indispensável para fazê-lo. Felizmente, não é nada difícil de conseguí-lo:

  • Documento Nacional de Identidade (DNI): Você deve ter o original. Será necessário tê-lo em vigor para assinar o contrato.
  • Depósito: Você deve contribuir com um mês de renda como fiança. Além disso, muitos proprietários adicionam um mês adicional como garantia.
  • Holerite: Para garantir a solvência, é possível que solicitem uma cópia do holerite para alugar o apartamento. É importante que a renda dos inquilinos seja superior ao do valor do aluguel mensal do apartamento. Desta forma, você garante que seu perfil seja considerado ótimo, já que garante que pode pagar sem problemas.
  • Contrato de Trabalho: Assim como o holerite, o contrato de trabalho é normalmente solicitado para demonstrar que os inquilinos terão renda à longo prazo.
  • Aval: Às vezes, quando há muita demanda de aluguel, é uma maneira de garantir e limitar o grande volume de aplicações.
  • Carta de apresentação: Acontece em alguns casos, mas ainda há proprietários que querem uma carta para alugar o apartamento. É uma opção incomum, mas ajuda a conhecer melhor os futuros inquilinos.

Artigos relacionados: Como e onde se registrar em Barcelona

Documentação para alugar um apartamento em Barcelona

Foto via Freepik

Encontre agora um apartamento para alugar em Barcelona

Requisitos para alugar um apartamento como proprietário

Se você é o proprietário/a, você também deve cumprir com uma série de requisitos para colocar o apartamento em aluguel. Esta é a documentação para ser entregue:

  • Certificado de habitabilidade: Iniciamos pelo documento que estabelece a legalidade de viver no apartamento e, portanto, que pode ser alugado. É a primeira coisa que devemos solicitar e tem vigência de 15 anos
  • Certificado de Eficiência Energética: Também é um documento obrigatório que especifica a quantidade de CO2 que o apartamento em questão emite para a atmosfera. Tem vigência de 10 anos
  • Elaboração do Contrato: Por excelência é o documento que compõe o acordo para alugar o apartamento. Obviamente, deve ser regido pelas normas estabelecidas na Ley de Arrendamientos Urbanos. O texto deve refletir todos os pontos pactados entre as duas partes
  • Habilitar consumo de água, luz e gás: Este é o processo que levará mais tempo. Se o apartamento é novo, você deve registrar água, luz e gás (se houver). Se, ao contrário, se trata de um apartamento habitado anteriormente, é provável que você tenha apenas que alterar a propriedade destes elementos. Você deve fazer isso chamando cada empresa separadamente e seguindo as etapas indicadas por elas.
  • Depositar a fiança: formalizando o contrato de locação, o inquilino depositará a quantidade de dinheiro acordada como fiança. Deverá ser inserido no Incasòl, de modo que, uma vez terminado o contrato (e se o apartamento não tiver sofrido algum dano), ele pode ser devolvido ao inquilino dentro de 30 dias de naturais.
requisitos para alugar um apartamento como proprietário

Foto via Freepik

Alugar um apartamento com imobiliária: passos e documentação

Como você pode ver, tem que dar vários passos para alugar um apartamento por conta própria. Embora seja uma tarefa relativamente simples, requer um investimento de tempo e certos conhecimentos no setor imobiliário.

Em Shbarcelona, ​​realizamos todos os procedimentos burocráticos para alugar um apartamento em Barcelona de forma rápida e confortável. Existem um monte de vantagens para alugar com uma imobiliária, tanto para o inquilino/a como para o proprietário/a. Você quer mais informações? Escreva para nós! Nós responderemos o mais rápido possível.

Escreva a sua dúvida

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário