blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Saúde

As árvores em Barcelona que mais alergia dão

As árvores em Barcelona que mais alergia dão
Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Muitas pessoas têm alergia sazonal, ou alergia a algumas espécies de árvores e plantas. Geralmente, o momento da polinização é o mais delicado, e o que provoca os piores ataques alérgicos. Algumas espécies de árvores e arbustos que podemos ver na área metropolitana de Barcelona são responsáveis por várias dessas crises. Por isso, é importante que as pessoas mais alérgicas saibam quais são as espécies que mais provocam reações e, na medida do possível, evitem a exposição a essas plantas. Confira, neste artigo de ShBarcelona, quais são as árvores em Barcelona que mais alergia dão.

Artigo relacionado: Flores típicas de Barcelona

Fica com o nariz coçando ao passar por algumas áreas de Barcelona? Estas árvores podem ter a culpa

As árvores em Barcelona que mais alergia dão - pólenExistem várias espécies arbóreas que podem provocar alergia, cuja intensidade dependerá do organismo e da sensibilidade ao pólen. Geralmente, os sintomas alérgicos podem aparecer em forma de coceiras no nariz, nos olhos e na garganta, pigarros leves, congestão nasal, dores de cabeça e, em alguns casos, crise asmática, enjoos ou vertigem. Os casos de rinite alérgica podem ser tratados com anti-histamínicos (antialérgicos) ou imunoterapia. Uma das árvores que mais provocam ataques alérgicos em Barcelona é o plátano de sombra. Ela é uma das espécies arbóreas mais abundantes na capital catalã, e por suas grandes folhas e altura, proporcionam boas sombras ao longo de centenas de ruas e avenidas. Por outro lado, seu pólen é bastante agressivo, sendo ele um dos principais causadores de ataques alérgicos na cidade.

Artigo relacionado: Serviços de jardinagem em Barcelona

As árvores em Barcelona que mais alergia dão - ligustro

Foto por Visual Hunt

Além do plátano de sombra, uma das principais causadoras de rinite alérgica na área metropolitana de Barcelona são as oliveiras. São bastante abundantes em jardins e parques naturais, como o de Collserola. Na lista das árvores de Barcelona que mais causam alergia também está o ligustro, muito comum nas ruas e parques. As gramíneas, típicas das regiões florestais, parques e jardins da capital catalã, também são potenciais fontes de ativação de ataques alérgicos. Sua polinização acontece entre os meses de maio e junho. Por último, mencionamos a parietária, que poliniza por um período mais extenso, especificamente entre os meses de fevereiro e setembro. Como você pôde ver, a capital da Catalunha é repleta de árvores que provocam ataques de alergia nos cidadãos. Caso você seja vulnerável a esse tipo de problema, fique atento aos tipos arbóreos que causam alergias, e evite, sempre que possível, a exposição a eles.

Você tem alergia a alguma dessas espécies de árvores?

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário