blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Festas tradicionais

As tradicionais festas de Poble Sec 2019

Escrito por Rodrigo

As tradicionais festas dos bairros e cidades da Catalunha são um compêndio de cultura, diversão, solidariedade e, ultimamente, reivindicação. Tudo sempre em um ambiente acolhedor, alegre e protagonizado, sobretudo, pelos moradores locais. Conhecer os festejos de cada um desses lugares nos permite entender melhor as respectivas idiossincrasias e tradições. Por isso, neste artigo de ShBarcelona, contamos um pouco mais sobre as tradicionais festas de Poble Sec, conhecidas como festes majors.

Artigo relacionado: As festas populares do Raval

Tudo sobre as tradicionais festas de um bairro emblemático de Barcelona

Foto por Visual Hunt

As tradicionais festas do bairro de Poble Sec são celebradas na segunda quinzena de julho, e são organizadas por diversas entidades locais. As atividades são realizadas em alguns dos locais mais importantes do bairro, como a Plaça del Sortidor, o Parc de les Tres Xemeneies e a Plaça de la Bella Dorita. Música e dança são as marcas dessas festas, bem como os gegants, os castellers e os correfocs, símbolos da cultura popular catalã. As festes majors do bairro de Poble Sec são relativamente recentes, pois começaram a ser celebradas durante a passada década de 90. Um dos eventos mais destacados dessas festas é a jornada castellera, em que os Castellers del Poble Sec são os anfitriões, e que é comemorado no domingo de festa major, ao meio-dia, na Carrer de Blai. Outras entidades castelleres também participam deste evento. Outro evento relevante dessas festas do bairro é o encontro de gigantes. Todos os anos, no principal dia das festas, a Colla de Geganters e Grallers del Poble Sec organiza um encontro de gigantes que desfilam pela Avinguda del Paral·lel.

Artigo relacionado: Festas catalãs celebradas em agosto

Foto por Visual Hunt

Vale a pena destacar, também, o Toc d’Inici del Poble Sec, bastante característico das tradicionais festas do bairro. No segundo sábado das festas, à noite, os Gegants del Poble Sec e todo o seu séquito desfilam desde a Plaça del Sortidor até a Plaça de Las Navas. Eles são acompanhados pelos membros da Societat Coral Els Moderns del Poble Sec e um grupo de trabucaires, um elemento folclórico musical tipicamente catalão. O momento dos Correfocs, logicamente, é um dos mais aguardados da festa. Os Diables del Poble Sec são responsáveis ​​pela organização dos Correfocs, que partem da Plaça del Sortidor. Em seguida, os Diables fazem uma performance de encerramento, que consiste em uma tamborrada e um posterior concerto de percussão. Por último, não podemos deixar de falar de outra tradição dessa festa de Poble Sec, o Secasac. Nesta ocasião, grallers (tocadores de gralla) e tabalers (bateiristas) dos Castellers del Poble Sec organizam este pequeno festival de música. Primeiro, há um desfile até o Parc de les Tres Xemeneies e, mais tarde, um concerto bastante animado.

O que você destacaria das tradicionais festas de Poble Sec?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário