blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Gastronomia

Os mais deliciosos doces de verão

Escrito por Rodrigo

Uma boa comida pode ser um dos maiores prazeres da vida. É muito difícil, por exemplo, resistir a um bom chocolate, àquele bolo delicioso ou a um cupcake bem colorido. Infelizmente, o açúcar dessas delícias pode prejudicar nossa saúde se o consumirmos em excesso. Porém, com moderação e equilíbrio, por que nos privamos dos doces? Neste artigo de ShBarcelona, falamos sobre alguns dos mais deliciosos doces de verão. Refresque-se com estilo!

Artigo relacionado: As melhores sorveterias de Barcelona

Dicas doces para este verão

Foto por Pixabay

O verão é o momento ideal para tomarmos coisas doces e frescas, já que, com o calor, a pressão arterial cai, e o açúcar ajuda a evitar os desmaios que podem ocorrer nos dias de temperatura muito alta. O primeiro produto de nossa lista de doces de verão que apresentamos a vocês é o smoothie. Trata-se de um tipo de bebida feito com pedaços de frutas e algum tipo de produto lácteo, que pode ser leite, iogurte ou bebidas vegetais, como leite de soja, leite de aveia ou leite de amêndoa, entre outros. Geralmente, é misturado com gelo, já que é tomado frio. Costuma ter uma consistência semelhante ao de uma vitamina, mas é um pouco mais espessa. Difere do resto dos produtos do mesmo tipo por ser mais cremoso. O autêntico smoothie é feito com fruta natural ou congelada, triturado ou batido no momento do consumo. É comum que o smoothie seja consumido misturado com gelo picado, o que o deixa semelhante a um granizado natural, porém mais cremoso.

Artigo relacionado: Verão fresco: como refrescar suas férias em Barcelona

Foto por Visual Hunt

Outro produto delicioso e doce tradicionalmente consumido no verão é a horchata, uma bebida refrescante e um tanto cremosa, oriunda de Alboraya, cidade de València. Ela é feita com água, açúcar, chufas, canela e casca de limão. As chufas são pequenos tubérculos em forma de nós procedentes das raízes da junça. Normalmente, essa bebida é ingerida com o auxílio de um canudo e, às vezes, é acompanhada por fartons, um tipo de brioche alongado, que podemos mergulhar na horchata. Nossa terceira e última sugestão de doce de verão é o sorvete. Os industrializados são fabricados com corantes artificiais, aromatizantes e estabilizadores, que realçam sua aparência e sabor. Porém, existem os deliciosos sorvetes artesanais, feitos em pequenas fábricas, com procedimentos manuais. Em sua elaboração, são utilizados produtos frescos e, ao contrário dos sorvetes preparados nas grandes indústrias, não possuem aromatizantes, corantes ou conservantes em sua composição. Eles têm uma aparência mais cremosa, e costumam ser mais gostosos. A má notícia, e lógica, é que são bem mais caros que os industrializados. Os mais deliciosos são fabricados na Itália, Argentina, Alemanha e Japão.

Que outro doce para este verão você nos recomenda? Qual é o seu preferido?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário