blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Esporte

A centenária história entre o FC Barcelona e a língua catalã

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

De acordo com o psicólogo inglês David Fontana, os símbolos representam expressões profundas da natureza humana. Eles estão presentes em todas as culturas. Na catalã, por exemplo, a Creu de Sant Jordi (Cruz de São Jorge), a Senyera (a bandeira com faixas amarelas e vermelhas) e a sardana são alguns das representações simbólicas que melhor identificam a Catalunha. Nesse panorama simbolista, a língua catalã aparece como peça-chave. Por meio dela, a cultura e a história catalãs são passadas de uma geração a outra. Em outras palavras, é por meio do catalão que os conhecimentos sobre os demais símbolos são transmitidos.

A língua catalã é propagada por importantes instituições da Catalunha, como a ONG Plataforma per la Llengua e o FC Barcelona. O clube catalão, em sua existência centenária, sempre lutou pela defesa do idioma. O espanhol, até o ano de 1916, era a única língua oficial do clube. A partir dessa data, uma nova história, em catalão, começou a ser escrita, e você saberá um pouco mais sobre ela neste artigo de ShBarcelona.

Artigo relacionado: Grandes motivos para aprender catalão

O primeiro documento em língua catalã

À esquerda, Joan Gamper, fundador do FC Barcelona. Em 1899, a língua catalã não era oficial no clube.


Foto por Visual Hunt

O acontecimento histórico do dia 1º de julho de 1916 não foi um marco isolado, mas sim a culminância do processo catalanista que ocorria no clube. No dia 7 de janeiro daquele ano, o presidente Rafael Llopart decidiu, em reunião com a diretoria, que o clube adquiriria uma bandeira catalã. Até então, as únicas bandeiras que tremulavam na instituição eram a azul-grená e a espanhola. Vale a pena recordar que o escudo do clube, desenhado por Carles Comamala em 1910, já possuía as faixas da Senyera.

Em 24 de junho, o processo catalanista entrou em sua fase decisiva. Naquela data, Gaspar Rosés assumiu a presidência do clube, ocupando o lugar de Rafael Llopart. No dia 1º de julho, o novo presidente, que dirigiu o FC Barcelona nas temporadas 1916/1917, 1920/1921 e 1930/1931, redigiu a ata de sua primeira reunião integralmente em catalão.

Nove dias após a histórica redação em língua catalã, Gaspar Rosés reconheceu como socis de mèrit (sócios de mérito) os jogadores que, em alguma ocasião, haviam sido campeões do Campionat de Catalunya com a camisa do Barça.

Artigo relacionado: Dicas para aprender catalão em Barcelona

O que o FC Barcelona tem feito pela língua catalã?

A Plataforma per la Llengua é uma grande parceira do FC Barcelona na divulgação da língua catalã.

Foto por Visual Hunt

Marcantes são os episódios históricos que tiveram a luta pela defesa do uso do catalão como protagonista. Entre as décadas de 20 e de 30, o FC Barcelona conheceu a dura repressão à língua e cultura catalãs. O assassinato de Josep Sunyol, presidente do clube e ativo defensor da cultura e dos direitos dos catalães, foi um dos exemplos dos tempos difíceis que vivia a sociedade catalã. A resistência à ditadura materializou-se no mais famoso discurso do presidente Narcís de Carreras. Em 1968, ano em que assumiu o comando do clube, Narcís de Carreras declarou que o Barça era més que un club (mais que um clube). Esse lema deixava em evidência o compromisso social da instituição, vista como uma referência democrática.

Atualmente, o catalão está presente em todos os meios de comunicação do clube: website, redes sociais, rádio e televisão. Em 2011, o FC Barcelona e a Plataforma per la Llengua pactaram um acordo que tinha como objetivo a divulgação da língua catalã. Em 2013, a Fundació FC Barcelona e a Plataforma per la Llengua lançaram, em conjunto, um guia que incentivava o uso do catalão nos esportes. No evento de apresentação do guia, o presidente Sandro Rosell deu um conselho a um grupo de crianças presentes: «Saber falar em catalão mostra o quão grande é o seu sentimento pelo clube. É um sinal de integração.«

O que você sabe sobre a língua catalã e o FC Barcelona?

A centenária história entre o FC Barcelona e a língua catalã
5 (100%) 1 vote[s]

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário