blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Residência

O que é uma smart home?

Smart House apresenta novo conceito de administrar uma casa
Escrito por Marcel

Quando falamos de smart home, estamos nos referindo a uma casa interconectada, onde os proprietários aproveitam de mais comodidade, segurança e eficiência energética. Em que consiste uma smart home e quais são as suas características? Nós falamos sobre isso neste artigo de ShBarcelona.

Artigo relacionado: Instalar um alarme em casa

O que é uma smart home? Coisas das casas inteligentes podem ser desconhecidas

Mulher toca em celular para controlar equipamentos caseiros

Foto de geralt via Pixabay

Uma casa inteligente se diferencia de outra que não seja por um aspecto fundamental: os sistemas (áudio, vídeo, segurança, ventilação, climatização e iluminação) estão interconectados e podem ser controlados remotamente com um dispositivo móvel ou computador e internet.

Trata-se de sistemas automatizados e integrados que transformam o nosso lar numa habitação digital. Também é possível outros dispositivos práticos como sensosores de umidade ou de medição e controle, tudo para administrar o consumo geral e preservar os recursos limitados da Terra.

O melhor de tudo é que o proprietário conta com a possibilidade de fazer as mudanças que considere oportunas, segundo as necessidades exigidas. Atualmente, estes sistemas incorporam controladores e sistemas de monitoramente para registrar o uso.

Artigo relacionado: Cromoterapia para sua casa

Tablet ajuda a configurar equipamentos de uma Smart Home

Foto Iris-und-Jan via Pixabay

As casas podem ser construídas partindo de um desenho de automatização chave para convertê-las em habitações inteligentes. No entanto, também é possível implantar estes sistemas como consequência de uma reabilitação integral. Seja como for, estas são as ventagens que as smart home oferecem em relação às casas convencionais

  • A comodidade é uma das razões fundamentais para construir e comprar casas inteligentes. A possibilidade de poder acessar remotamente a todos os equipamentos e sistemas da habitação relacionados com a ventilação, calefação, música, intercomunicadores, refrigeração e multimídia não tem preço.
  • A segurança é outra das maiores vantagens. As smart home contam com sistemas de segurança incríveis dotados de câmeras e sensores de movimento. Em algumas ocasiões, estes equipamentos estão conectados com empresas de segurança privada ou com a polícia local. Além disso, em vez de fechaduras convencionais, é possível utilizar a identificação biomética ou cartões de acesso para a impedir a entrada de pessoas não-autorizadas.
  • Maior acessibilidade para as pessoas com descapacidade ou pessoas na terceira idade. Existem sistemas que funcionam por voz capazes de controlar qualquer coisa, desde portas ou luzes até computadores e telefones. Além disso, com a automatização é possível fixar um horário determinado para realizar certas tarefas diárias automáticas, como regar o gramado do jardim.
  • A eficiência energética é outra característica a mais para adicionar. Os sistemas de iluminação podem acender ou apagar de maneira automática através de detectores de presença. Os sistemas de climatização, por sua parte, podem programar remotamente segundo as preferências e necessidades dos usuários. Estes sistemas, em conjunto com a implementação de eletrodomésticos energeticamente eficientes, servirão para economizar água, gás e eletricidade, reduzindo o valor dos boletos e contribuindo com o médio ambiente
  • As smart home estão melhores avaliadas no mercado. Isto significa que o valor do imóvel é superior ao de uma habitação construída convencionalmente. Estas casas inteligentes vêm com sistemas avançadas e cerficados energéticos. Sendo assim, elas garantem que as habitações foram criadas ou reformadas seguindo os critérios de economia, eficiência e sustentabilidade.

A era digital chegou para formar parte também de nossas habitações. Os sistemas mais utilizados são simples e repercutem muito positivamente no conforto e economia dos recursos energéticos. No entanto, ainda exigem investimentos importantes.

O que mais você conhece sobre as smart homes? 

Sobre o autor

Marcel

Deixe um comentário