blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Arte e cultura

Palavras e expressões em catalão

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Aprender um idioma carrega consigo uma série de benefícios: nosso cérebro fica melhor ativado, conhecemos outras culturas e nos comunicamos com um número muito maior de pessoas estrangeiras. Na Catalunha, há três línguas oficiais: o catalão, o espanhol (ou castelhano), e o occitano. Compreender os dois primeiros idiomas abrirá mais portas para você, pois os cidadãos catalães verão que sua adaptação à cidade é plena. Maior comunicação significa maior rede de contatos, e portanto, maiores oportunidades. Que tal aprender e reconhecer aqui, em ShBarcelona, algumas palavras e expressões em catalão?

Artigo relacionado: Vocabulário do Natal catalão

Principais saudações e despedidas

Foto por Ajuntament de Sabadell on Visual Hunt

Uma boa forma de iniciar uma comunicação é o cumprimento. Em catalão, existem expressões de saudação usadas em contextos formais e informais, mas aqui, você verá algumas que podem ser utilizadas em todos os contextos:

Salut / Bon dia / Bon vespre

Elas equivalem, respectivamente, a Olá, bom dia e boa tarde (também usado como cumprimento no início da noite). Vale a pena comentar que muitas pessoas dizem “bona tarda” quando querem dizer “boa tarde”. Entretanto, isso não passa de uma influência do “buenas tardes” da língua espanhola. Portanto, em catalão legítimo, diga “bon vespre

Bona nit / Fins demà / Fins aviat / Fins ara

Essas expressões são utilizadas ao nos despedirmos de alguém. Portanto, quando você quiser se despedir de uma pessoa, poderá dizer bona nit (boa noite), fins demà (até amanhã), fins aviat (até logo) ou fins ara (também significa até logo, mas por um período menor de tempo quando comparado com o fins aviat).

Expressões coloquiais e populares

Compreender a essência de um idioma tem a ver, também, com saber o que as pessoas falam em uma roda de amigos, em situações verdadeiramente informais. O catalão, assim como qualquer outra língua, é recheada de expressões coloquiais e populares. Confira, a seguir, algumas das mais usadas:

Mare meva!

Ela é usada para expressar surpresa em relação a um fato, ou a algo que você escutou de alguém. É equivalente a “Meu deus!” Por exemplo: “Mare meva! No tinc diners!” (Meu deus! Não tenho dinheiro!)

Renoi!

Renoi é uma palavra usada para expressar espanto, surpresa em relação a algo que aconteceu. Ela é semelhante à expressão Caram! (Caramba!). Veja o exemplo: “Renoi! On són els meus pantalons?!” (Nossa! Onde estão minhas calças?!)

Som-hi!

Ela significa Vamos!, usada para dar incentivo a alguém, ou também para apressar uma pessoa. Por exemplo: “Som-hi, som-hi! Ets el millor!” (Vamos, vamos! Você é o melhor!)

Artigo relacionado: Perguntas básicas em catalão

Fale e comunique-se onde estiver

Foto por Llengua catalana on Visual Hunt

Permita-se conhecer outras pessoas por meio do idioma delas. A cada lugar de Barcelona que você for, verá centenas de pessoas comunicando-se em catalão. Não há problema em errar nas primeiras tentativas de comunicação. Arrisque, queira conhecer e aprenda. Fale com os vizinhos, tente cumprimentar e se despedir em catalão. Você terá um melhor recebimento, será uma pessoa mais culta e se sentirá como mais um cidadão da Catalunha. Aceite qualquer ajuda linguística que receber, e agradeça com um Moltes gràcies!

Conhece outras palavras em catalão?

Palavras e expressões em catalão
4.8 (96%) 5 votes

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Além de escrever e traduzir, Rodrigo ensina três idiomas: inglês, catalão e espanhol.

6 Comentários

    • Olá, Renata! Tudo bem?

      A palavra “ca” é uma redução da palavra “casa”. O processo é o seguinte: “ca” + artigo ‘el’, ‘els’ ou ‘en’ + nome próprio. Por exemplo: “Can Jordi” seria uma casa / residência do Jordi. Há muitos estabelecimentos na Catalunha cujo nome começa com “Can” (“ca” + artigo “en). Às vezes, você verá “Cal” (“ca” + artigo “el).

      Espero ter ajudado! Una abraçada, i moltes gràcies! 🙂

Deixe um comentário